Na manhã desta segunda-feira, a Ferroviária divulgou uma carta aos torcedores sobre o que tem sido a atual gestão no clube desde a chegada da MS Sports, em novembro de 2019.
O Comitê Gestor ressaltou o trabalho de estruturação praticado dentro do clube no decorrer da temporada, investindo na contratação de diversos profissionais na área do futebol, mesmo com a pandemia do coronavírus.
Foi exatamente durante esta pausa do futebol em que os investimentos foram feitos, com um hotel voltado exclusivamente para as categorias de base e melhorias feitas nas dependências do estádio, como vestiários, departamento médico, salas de fisioterapia e imprensa, deixando a estrutura próxima a um clube de Série B do Brasileiro.
Porém, dentro das quatro linhas, as constantes trocas de comando e principal resultado da temporada não veio, com a disputa da Campeonato Brasileiro da Série D, afetaram todo o desempenho da equipe masculina.
“Apesar dos diversos acertos e evoluções provocadas na gestão, também avaliamos que poderíamos ter conquistado resultados mais relevantes no campo de jogo. Não estamos felizes com a quantidade de trocas no comando técnico da equipe masculina, assim como estamos insatisfeitos com o fato de sermos eliminados na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Buscamos montar um elenco competente e experiente para a disputa desta competição, não medimos esforços para que o grupo pudesse estar à altura de nossa exigência e cobrança, porém ainda não foi o suficiente”, apontou em parte da carta.
Sobre 2021, o Comitê espera, em breve, oficializar a chegada do treinador para que possa dar início a preparação para disputa do Paulistão, onde reforços também são aguardados nas próximas semanas para a pré-temporada, e frisou que quer a Ferroviária como um dos clubes mais competitivos do estado de São Paulo.
Confira na íntegra a carta divulgada pelo clube:
“Caros afeanos,
Viemos aqui conversar e falar sobre o que tem sido a primeira etapa de trabalho como principais acionistas da Ferroviária Futebol S/A, formalizada em Dezembro de 2019. Desde que iniciamos a nossa participação no dia a dia da organização, trouxemos uma equipe de especialistas para realizar uma análise profunda sobre o modelo de gestão implementado até então, com o diagnóstico de executivos, advogados e tributaristas pudemos compreender o cenário e o ambiente para desenvolver o projeto de crescimento de nossa organização. Sempre esteve evidente que este é um clube muito organizado e eficiente, porém ficou claro que existiam limitações financeiras e estruturais que travavam o progresso e o desenvolvimento de áreas fundamentais.
Durante os primeiros meses de trabalho, desenvolvemos um plano de investimento robusto e que contemplava a qualificação de nossos pilares de gestão: futebol de competição, futebol de formação, infraestrutura e funcionamento da empresa. Escolhemos um caminho complexo e ambicioso, trabalhamos para realizar mudanças estruturais e também procuramos conquistar resultados desportivos dentro de campo. Mesmo com a pandemia que assolou o mundo, realizamos investimentos e contratações em todas as equipes da organização e nos destacamos por ser um dos poucos clubes do Brasil que não realizou reduções salariais em atletas e colaboradores.
Na pausa provocada nas competições, a Ferroviária Futebol S/A realizou um investimento em um hotel para as categorias de base, além de promover melhorias em toda estrutura de vestiários, departamento médico e salas de fisioterapia e imprensa. Ao mesmo tempo, realizamos a contratação de profissionais de mercado para toda área administrativa, além de evoluirmos em setores que dão suporte para o desempenho das equipes masculina, feminina e categorias de base. Hoje temos uma estrutura de funcionamento que é condizente ou superior a qualquer clube de Série B do Campeonato Brasileiro.
Apesar dos diversos acertos e evoluções provocadas na gestão, também avaliamos que poderíamos ter conquistado resultados mais relevantes no campo de jogo. Não estamos felizes com a quantidade de trocas no comando técnico da equipe masculina, assim como estamos insatisfeitos com o fato de sermos eliminados na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Buscamos montar um elenco competente e experiente para a disputa desta competição, não medimos esforços para que o grupo pudesse estar à altura de nossa exigência e cobrança, porém ainda não foi o suficiente.
Estamos fazendo uma avaliação precisa de onde erramos e corrigindo rotas, neste fim de ano trabalhamos incessantemente no planejamento do clube para o Campeonato Paulista 2021. Durante as próximas semanas apresentaremos o nome do novo treinador do clube e, com a evolução de negociações, divulgaremos um elenco competitivo para o grande desafio que iremos enfrentar. Temos plena confiança na equipe de trabalho que representa a instituição, ele é formado por profissionais capacitados e experientes para comandar o planejamento elaborado por todos nós.
A construção de um clube que represente os anseios da sociedade local, com grandes ambições e objetivos, não é uma tarefa simples e exige muita dedicação. Reforçamos o nosso compromisso em transformar a Ferroviária de Araraquara em um dos clubes mais competitivos do estado de São Paulo, o nosso investimento projeta o longo prazo e não vamos poupar esforços para atender as metas traçadas.
Comitê Gestor da Ferroviária Futebol S/A”