Home Cidade

Ponte dos Machados completa um ano interditada para caminhões

Único acesso dos motoristas liga estrada vicinal de Ribeirão Bonito a SP-255 está em condições precárias. Não há outra via para caminhões chegarem até Araraquara. Verba para a construção da nova ponte já foi liberada

442
A Ponte foi interditada em janeiro de 2020. Foto; RCIA

A via rural que liga a Estrada Vicinal “George de Almeida Freitas”, no distrito de Guarapiranga, em Ribeirão Bonito, à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), em Boa Esperança do Sul, está em situação precária, devido as fortes chuvas na região. O que vem dificultando inclusive escoamento de produção.

O acesso, que é o único para caminhões chegarem até Araraquara já que a Ponte dos Machados, está interditada. A via rural tem trechos que estão intransitáveis e precisam de manutenção urgente.
Nas redes sociais, os caminhoneiros postaram imagens demonstrando revolta com a situação da via, cobrando ações das prefeituras responsáveis e reclamando das condições precárias do trajeto.

As fotos foram postadas pelos caminhoneiros em rede social demonstrando revolta com a situação. (Foto: Rede Social)

A Ponte dos Machados foi interditada para veículos pesados no dia 28 de Janeiro de 2020, completando amanhã um ano. A reportagem apurou que os recursos já foram empenhados pelo Governo do Estado.

JULHO DE 2020

De acordo com o Presidente do PSDB local, o governador João Doria já teria liberado a verba no valor de R$ 2.358.144,71 para que a Prefeitura construísse uma nova ponte em julho de 2020. Na ocasião a Prefeitura de Araraquara informou que no dia 17 de julho de 2020 havia dado início à primeira parte do projeto de construção de uma nova ponte no local. “A empresa contratada via licitação, está executando o projeto de fundação da ponte, pontos de sondagens do solo, estudo hidrológico, levantamento topográfico e a outorga do Daae”. E que o governo municipal estava se articulando junto ao governo estadual para viabilizar a segunda e terceira etapas do projeto que devem ser realizadas com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Buraco na ponte onde pode-se ver o rio correndo. Foto: RCIA

O QUE DIZ A PREFEITURA HOJE

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informa que aguarda a aprovação do DAEE (Departamento de Água e Energia do Estado) para liberar a outorga, ou seja, a autorização para obras em área de APP (Área de Preservação Permanente – leito do rio).

Com a outorga, a Prefeitura iniciará a licitação para a reforma estrutural da Ponte dos Machados. O recurso já está garantido. São cerca de R$ 2,3 milhões liberados pelo deputado estadual Alex Madureira (PSD).

No local, já foram realizados o projeto de fundação da ponte, pontos de sondagens do solo, estudo hidrológico e levantamento topográfico.

Com relação à via de acesso alternativa à ponte – que é particular – utilizada hoje pelos sitiantes, a Secretaria de Obras solicitou à equipe uma vistoria no local para passagem de máquina niveladora, com o objetivo de melhorar a acessibilidade. A via pertence ao município de Ribeirão Bonito. A Secretaria de Obras buscará diálogo junto à cidade vizinha para estabelecer parcerias visando à implantação de melhorias no local.