Home Cidade

Projeto leva árvores frutíferas aos bairros de Araraquara

134
Frutas 02

‘Nosso Pomar’, idealizado pela vereadora Thainara Faria (PT) e com apoio da Prefeitura, tem objetivo de permitir aos moradores o acesso a frutas em locais com maior vulnerabilidade social

Frutas 02O projeto estimula o plantio de árvores frutíferas

A Prefeitura, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e o mandato da vereadora Thainara Faria (PT) lançaram na manhã desta quinta-feira (4), no Residencial Valle Verde, o projeto “Nosso Pomar”.

Essa iniciativa foi idealizada pela vereadora junto com a nutricionista Carolina Mendes e com o Fundo Social de Solidariedade, com apoio do Daae e de secretarias da Prefeitura, a partir da situação de vulnerabilidade de alguns bairros em que crianças não têm acesso a uma alimentação saudável.

O projeto estimula o plantio de árvores frutíferas em terrenos vazios nos bairros de Araraquara, para que a própria comunidade tenha acesso gratuito a essas frutas, direto da árvore, e cuide desses espaços. A ideia é que o projeto se espalhe também para outras regiões da cidade.

O terreno do Valle Verde, que fica na Avenida Luiz Rodrigues Malheiros, vai receber 26 mudas fornecidas pelo Daae, incluindo manga, laranja, abacate, jaca, limão, romã, lichia e amora, entre outras espécies. As primeiras mudas já foram plantadas nesta quinta, com participação de crianças atendidas pelo Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês”, do Jardim São Rafael.

A vereadora Thainara explicou que a idealização do “Nosso Pomar” surgiu ao verificar que a população dos bairros mais vulneráveis tinha dificuldade de acesso a uma alimentação saudável. “É um projeto que traz consciência ecológica e fornece as frutas para os moradores. O projeto é piloto e vamos levar para outros bairros. A gente espera que, até o final do mandato, tenhamos o ‘Nosso Pomar’ em todas as regiões”, disse a parlamentar.

O diretor de Gestão Ambiental do Daae, Helton Alves Galvão, parabenizou a todos os responsáveis pela ideia. “É um projeto que tem função ecológica e nutricional. Parabéns a todos que estarão desfrutando desse pomar nos próximos anos”, declarou Helton.

Ainda estiveram no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, e a nutricionista Carolina Mendes, que participou da idealização do projeto.