
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (22) duas iniciativas que pretendem beneficiar 100 mil pessoas até o final do ano. O programa Bolsa-Trabalho tem o objetivo de oferecer bolsa-auxílio e qualificação profissional online para a população desempregada durante a pandemia. Já a partir de março, o Via Rápida dará bolsas aos estudantes matriculados nos cursos.
As iniciativas serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. “São 100 mil vagas de emprego e de oportunidade de trabalho. Trinta mil vagas serão abertas já a partir da próxima semana e outras 70 mil a partir de 1º de maio”, afirmou Doria.
O PEAD (Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego), também conhecido como Frente de Trabalho, passou por uma reformulação e a proposta de lei será enviada à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) pelo governo.
O projeto quer beneficiar 70 mil bolsistas até o final do ano em parceria com as prefeituras. Entre as mudanças estão: aumento do auxílio para R$ 450 por até cinco meses, possibilidade de órgãos públicos ampliarem as bolsas, qualificação profissional online e inclusão de novos serviços de trabalho, como contratação de mães e pais para atuar nas escolas na retomada das aulas.
A ideia é que os bolsistas também façam o curso de qualificação profissional online do Via Rápida Virtual. As aulas serão ministradas pelo Centro Paula Souza e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Os cursos serão autoinstrucionais nas áreas de atendimento, vendas e gestão e terão duração de pelo menos 60 horas. As prefeituras poderão oferecer laboratório de computador e tutor para apoiar os beneficiários.
Via Rápida – Bolsa-Auxílio
Segundo o governo, a partir da primeira semana de março, os estudantes que se inscreverem nos cursos de qualificação vão receber uma bolsa única de R$ 210 como ajuda de custo no transporte e alimentação, que será disponibilizada após 10 dias de aula. O pagamento será feito por meio de código bancário, que o aluno usará para sacar em caixa eletrônico.
São 10 opções de áreas profissionais de escolha dos alunos. As aulas presenciais deverão ocorrer em 29 unidades móveis ou espaços oferecidos pelo Centro Paula Souza, Senac e municípios. Já as remotas serão com aulas ao vivo pela plataforma Microsoft Teams ou Google Meet.
Para receber a bolsa-auxílio, o estudante deverá ser maior de 16 anos, estar desempregado e morar no estado. É necessário estar frequente no curso e não pode ser beneficiário de seguro-desemprego.