
Mais nove respiradores chegaram nesta segunda-feira (15) a Araraquara. Com isso, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha pode ser ampliado. Além desses, vieram mais 15 respiradores portáteis, que podem ser utilizados nas UPAs e para o transporte de pacientes.
A chegada dos equipamentos foi anunciada pelo prefeito Edinho Silva nas redes sociais. Os novos aparelhos foram disponibilizados graças a um pedido feito ao Deputado Federal Luiz Carlos Motta (PL), que articulou os trâmites para a liberação dos respiradores junto Ministro da Saúde.
Os leitos serão ampliados ainda nesta segunda-feira. A cidade voltou a registrar 100% de ocupação em UTIs no final de semana.
NOVOS LEITOS
Ainda nesta segunda-feira, o prefeito Edinho integrou uma comissão de prefeitos e vereadores de diversas cidades do Brasil que participou de uma reunião online com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
“Apresentei ao presidente do Senado uma pauta muito importante para que as prefeituras tenham melhores condições de enfrentar a pandemia da covid-19. Pacheco se comprometeu a conversar com os senadores e com o Governo Federal para buscar soluções”, informou Edinho.
Entre os pedidos feitos ao Senado, estão o credenciamento urgente de novos leitos de UTI e enfermaria no SUS, a ampliação de repasses do Ministério da Saúde para o custeio do combate à pandemia e uma nova extensão do prazo para que as prefeituras paguem seus precatórios e recolhimento patronal.
A situação dos pequenos e médios empresários também esteve na pauta, assim como a vacinação e um plano para imunização dos trabalhadores da educação.