Secretário de Esportes diz que foi um “mal-entendido”
Na tarde desta quinta-feira, a Locomotiva Rugby Clube, time da modalidade em Araraquara, soltou uma nota de repúdio, através de sua página no Facebook, informando que o campo de treinamento, localizado no Campo 5 do Parque Pinheirinho, seria também utilizado por equipes de futebol, que se prepararão para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que tem início no mês de janeiro.
Segundo o comunicado, a equipe foi avisada, informalmente, por funcionários que cuidam do gramado no Pinheirinho de que os H’s (a famosa trave que fica em cima do gol) seriam removidos para a colocação de adaptadores, podendo removê-los para que o campo fosse utilizado por outra modalidade.
“O campo de rugby é utilizado semanalmente para os treinos da nossa equipe, abertos a comunidade, para a realização de jogos oficiais e amistosos, além de jogos universitários da modalidade. Trata-se do único campo exclusivo de rugby da região”, detalha a nota.
A Locomotiva Rugby utiliza o campo desde 2009, sendo autorizado pelo então presidente da Fundesport, Jair Martinelli.
“Salvo engano, apenas a grama é aparada pela prefeitura. O resto necessário pela prática do esporte, tristemente sai dos bolsos dos próprios atletas, que entendem a dificuldade financeira e prioridades de gasto que o país vem enfrentando nos últimos anos”, diz o comunicado, assinado por Danilo Santo Oliveira, presidente do clube.
MAL-ENTENDIDO
A reportagem do portal RCIARARAQUARA.COM entrou em contato com o Secretário de Esportes, Éverson Miguel Inforsato, o Dicão, para saber sobre o futuro da prática do rugby no campo do Pinheirinho.
De acordo com o secretário, tudo não passou de um mal-entendido e que o campo continuará sendo usado pelo time normalmente.
“Eles utilizam o campo há muito tempo. Porém, a iniciativa de ceder o espaço acabou partindo de um funcionário que cuida do Parque, mas agora eu corrigi isso. O Campo 5 é de prioridade do time de rugby e farei uma autorização por escrito”, conta Dicão.
Sobre a utilização dos campos para os times que disputarão a Copa São Paulo, o secretário diz que isso não será problema, pois o Pinheirinho conta com outros quatro campos.
“Os campos do Pinheirinho recebem as categorias de base, o time principal e feminino da Ferroviária, além do futebol amador da cidade. Existe também a possibilidade de utilizar o estádio do Botânico para as equipes treinarem”, concluiu o secretário.
Crédito da foto: Alessander Toledo