Era tarde da noite de segunda-feira (5) quando uma viatura da polícia parou uma motocicleta no Jardim São Rafael, Zona Norte de Araraquara. Os policiais verificaram que a documentação estava vencida. Sendo assim, o veículo foi apreendido. Seria apenas mais uma abordagem de rotina, não fosse a confusão que veio a seguir.
Assim que a viatura voltou a circular pelo bairro, um grupo de jovens começou a jogar objetos contra o carro da polícia. Um deles, menor de 17 anos, ao ser detido, tentou tomar a arma de um dos policiais, deu um soco em seu rosto e chutou a viatura.
Enquanto um policial segurava o adolescente, o outro tentava manter longe uma multidão de dezenas de pessoas, que queria libertar o menor. Alguns moradores da região começaram a jogar pedaços de telhas, madeira, blocos de concreto e outros objetos contra os policiais.
Com o tumulto, a polícia pediu reforço de viaturas. Um policial de Américo Brasiliense que estava apoiando a ocorrência acabou sendo atingido. Com um corte profundo no ombro, ele teve que ser socorrido.
Os dois policiais militares da viatura também ficaram feridos. O veículo policial ficou amassado com o chute do menor e com as marcas das pedradas. Viaturas da força tática foram acionadas para colocar ordem no local, dispersando a população.
O caso foi levado ao Plantão Policial, onde foi registrado o ato infracional de lesão corporal, dano, resistência e desacato. Em seguida, o adolescente foi liberado para seus pais.