Home Destaques

Fogo em canavial nesta segunda teria sido provocado por garotos

Fumaça atingiu moradores de bairros próximos ao Parque São Paulo; autoridades já alertam para a chegada da estiagem e que com o clima muito seco e a baixa umidade do ar, os riscos de incêndio são potencializados e controle é demorado.

330
Ainda que distante se vê o clarão provocado pelo fogo no canavial

Um dia após a Globo apresentar o filme – Homens de Coragem, história baseada em fatos reais, envolvendo uma das maiores forças de combate a incêndio dos EUA: os Granite Mountain Hotshots, em Araraquara garotos teriam ateado fogo em canavial atingindo na noite desta segunda-feira (12) moradores do Parque São Paulo, Jardim Pinheiros e Alamedas, além de outras regiões próximas.

Da mesma forma e preocupação que o incêndio ocorrido no filme no Arizona, em que verdadeira guerra contra o tempo é travada por esse grupo de bombeiros na tentativa de apagar o fogo, em nossa cidade o trabalho de bombeiros e integrantes da Brigada da Usina Santa Cruz teve que ser rápido para impedir maiores consequências às populações próximas.

De diversos pontos da cidade se tornou possível ver as chamas e a fumaça que via de regra são comuns nesta época do ano, quando começa o período da seca que normalmente começa em maio se estendendo até setembro.

Por conta disso as usinas mantêm alerta as brigadas de incêndio. Caminhões-pipa (conhecidos como caminhões-bombeiro) são alocados em lugares altos, para que integrantes da brigada contra incêndio façam a vigilância dos canaviais. Funcionários com binóculos e rádios em torres de vigilância, distribuídas em pontos estratégicos, fazem o monitoramento da área.

Segundo os bombeiros, as queimadas próximas a estruturas elétricas podem significar grandes prejuízos para a população. Isso porque, quando o fogo atinge as redes de abastecimento, desde um simples poste condutor até as subestações, podem levar à interrupção dos serviços. Nesses casos, o tempo de reabastecimento de energia pode ser mais elevado de acordo com o nível dos danos provocados na rede elétrica.