Aeronave brasileira fabricada pela Embraer em Gavião Peixoto, a 34 km de Araraquara, a KC-390 Millennium faz uma ponta no cinema, aparecendo no novo e nono filme da franquia Velozes e Furiosos, “F9”. A produção, cuja estreia foi adiada por conta da pandemia de Covid-19, deve chegar aos cinemas nacionais no dia 25 junho.
Avião militar de transporte multitarefa, adquirido, inclusive, pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi utilizado, recentemente, para transporte de oxigênio e insumos para o enfrentamento à pandemia em estados brasileiros.
Para a sequência no filme, o avião foi recriado em computação gráfica e apresenta uma pintura escura, diferente do modelo original. A cena com a aparição envolve os personagens Roman (Tyrese Gibson) e Tej (Chris Ludacris) e pode ser vista, no fim desta nota, aos 3 minutos e 6 segundos.
Em Velozes & Furiosos 9, Dominic Toretto (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) vivem uma vida pacata ao lado de seu filho Brian. Mas eles logo são ameaçados pelo passado de Dom: seu irmão desaparecido Jakob (John Cena).
Trata-se de um assassino habilidoso e motorista excelente, que está trabalhando ao lado de Cipher (Charlize Theron), vilã de Velozes & Furiosos 8. Para enfrentá-los, Toretto vai precisar reunir sua equipe novamente, inclusive Han (Sung Kang), que todos acreditavam estar morto. A direção é de Justin Lin.
(Por Matheus Vieira)