Todo cuidado é pouco na hora de vender e de comprar
Com apelo internacional, a Black Friday que, neste ano, ocorrerá dia 23, próxima semana, está entre as principais datas comemorativas no Brasil. Os empresários sabem que o consumidor espera pela data, que oferecem produtos com até 70% de desconto. Portanto, as promoções, se forem planejadas e bem divulgadas, podem incentivar as vendas e garantir lucro.
Pensando nisso, o Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) preparou algumas dicas e estratégias para favorecer as empresas, e duas grandes redes da cidade revelam o que fazem para ter um bom desempenho sem prejudicar a grande data do setor: o Natal.
No ano passado, a Black Friday movimentou um total de R$ 2,1 bilhões no país apenas no comércio eletrônico, uma alta de 10,3% em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa da Ebit, organização que fornece dados sobre e-commerce no Brasil e faz parte da Nielsen Company. O resultado demonstra o amplo desenvolvimento desse mercado, que mesmo nos anos de crise conseguiu obter crescimento.
Délis Magalhães, economista do Sincomercio, explica que mesmo nas lojas físicas, as vendas costumam ter seu saldo triplicado se comparadas a uma sexta-feira normal.
Ana Paula Torquato Vanucci Figueira é diretora operacional da rede de supermercados Palomax e já realizou cinco vezes a Black Friday, em Araraquara. Para ela, o segredo do sucesso é oferecer promoções que sejam significativas: “O cliente deve sentir que a estratégia foi pensada para ele economizar e aproveitar a oportunidade. Assim, terá uma experiência positiva dentro da loja e não comprará apenas itens de promoção”. É importante gerar um sentimento de “se eu não for, vou perder”, ter uma estratégia para que as compras não atrapalhem o faturamento de dezembro e usar a Black Friday como uma forma de conquistar mais clientes para compras futuras. “Nós decoramos a loja com enfeites natalinos durante esta data, procurando transmitir ao consumidor que o Natal acontece no Palomax”, ressalta Ana Paula.
Há 10 anos em Araraquara, a Montreal Magazine optou por uma estratégia diferente para conquistar clientes nas duas datas, mesmo sendo bem próximas. Reinaldo Dias de Lima, sócio gestor da loja, revela que depois de 5 anos realizando a promoção na cidade, sua equipe notou que, durante a data, os consumidores procuravam por produtos de cama, mesa e banho. “Em novembro, damos destaques para os descontos neste setor e, para não prejudicar as vendas de Natal, colocamos em evidência as confecções masculinas e femininas. Assim, é possível manter nossa margem de vendas nos dois meses”, afirma.
Confira as dicas para ter um bom desempenho nesta data:
Preço
A principal atração para a data é o preço mais baixo. Por isso, é muito importante que o empresário evite promoções que enganem ou confundam o consumidor, uma vez que, além da geração de problemas jurídicos, isso poderá comprometer negativamente a imagem do comércio. É preciso sempre ser sincero sobre o valor original do produto fora da Black Friday.
Benefícios
Além do preço, é interessante oferecer outros benefícios com o objetivo de fidelizar o cliente. Sabe-se que mais da metade das pessoas fazem compras em lojas onde já haviam comprado antes, por causa das melhores condições de pagamento, frete e atendimento. Aproveitar a Black Friday para apresentar esses benefícios a novos clientes e fidelizá-los pode ser uma boa ideia.
Atração Visual
Outro ponto que merece destaque é a divulgação. Muitas vezes, o consumidor não está precisando de um determinado item, mas ao vê-lo com um bom preço, acaba efetuando a compra. Para isso, é importante que o lojista chame a atenção. Se não for possível investir em campanhas on-line e off-line, uma sugestão é a customização da loja com o tema da Black Friday, fazendo com que os clientes tenham conhecimento sobre produtos e ofertas especiais para a data.
Vitrine Virtual
A Black Friday é muito disseminada no meio digital, e muitas lojas físicas têm dúvidas ao aderir à data. Mesmo que uma empresa não tenha um bom website ou não trabalhe com vendas on-line, a internet pode colaborar com a utilização de redes sociais, para informar aos clientes que a loja está participando da data. O e-mail marketing ou aplicativos de mensagem também são boas opções. Além disso, as características que diferenciam a loja física são a entrega imediata da maioria dos produtos, sem depender de frete, e, principalmente, o atendimento mais próximo e personalizado. Portanto, é preciso investir sempre em um bom time de vendas, que faça com que o cliente se
sinta especial.
Planejamento
O importante é planejar as ações com antecedência, delimitando
as promoções que serão realizadas, canais de divulgação, quantidades em estoque, duração, entre outros detalhes.
Comércio terá horário especial
Para atender à demanda, o comércio de Araraquara terá um horário especial de atendimento na Black Friday. Na sexta-feira, 23 de novembro, as lojas permanecerão abertas até às 22 horas. Shopping Centers e Supermercados seguem com o horário habitual de atendimento. Sexta-feira, 23 de novembro, até às 22 horas. Shoppings e Supermercados funcionarão em horário normal.