O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, anunciou nesta segunda-feira (10) novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Assim, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.
De 3 a 9 de maio, foram contabilizados um total de 5.147 ações de fiscalização. Destas, foram 2.201 registradas durante o fim de semana, de 7 a 9 de maio.
Dessas ações, de 3 a 9 de maio, foram 4.411 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 558 pessoas abordadas no Terminal Rodoviário, conforme previsto em decreto municipal. Deste total de abordagens, foram aplicados 2.010 testes rápidos e 50 foram positivados. E 20 veículos que não justificaram a circulação na cidade retornaram a seus destinos de origem.
Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 48
Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 59
Academias/ condicionamento físico:1
Clubes/ salão de festas ou eventos: 4
Escolas: 3
Bancos: 5
Lotéricas: 3
Outros estabelecimentos comerciais: 17
Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 17
Residências/condomínios/repúblicas: 16
Praças/ áreas públicas: 7
Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:
Averiguação/ orientação verbal: 4.682
Notificação de orientação – pessoa física: 1
Boletim de ocorrência: 1
Auto de infração (multas): 32
A força-tarefa continuará nas ruas atuando na fiscalização do cumprimento do decreto municipal no 12.575, de 7 de maio de 2021, que prorroga o pacto para a retomada segura e responsável das atividades econômicas e sociais do município e começou a vigorar no sábado.
A fiscalização do cumprimento das regras e normas sanitárias previstas no decreto municipal tem como principal objetivo seguir com a flexibilização sem riscos do município retroceder no enfrentamento da pandemia.
O decreto municipal nº 12.575, que está em vigor, pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura.