Nesta quarta-feira, dia 19 de maio, a programação do Cultura em Rede traz oficinas nas áreas de dança, arte circense e expressão corporal. Os vídeos podem ser acessados no canal oficial da Prefeitura de Araraquara no YouTube, e são elaborados pelos artistas araraquarenses que foram selecionados via edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
O edital, que faz parte do projeto Cultura em Rede – edição 2021, foi elaborado a fim de auxiliar os artistas de Araraquara nesse período de pandemia, já que o setor de eventos é um dos fortemente prejudicados com a crise mundial.
O “Cultura em Rede 2021” será exibido pela internet, através da plataforma do Youtube da Prefeitura de Araraquara. O link também será disponibilizado nas plataformas Facebook e Instagram. Os vídeos serão exibidos de 14 a 23 de maio, com duração entre 20 e 30 minutos.
OFICINAS EM DANÇA
17h – Oficina de balé clássico, com Pablo Lozano
Se o balé clássico, ao longo de séculos, aperfeiçoou seus métodos de ensino, outros pensadores do corpo também trouxeram contribuições para a dança. É nesta linha de pensamento que a oficina balé clássico – Corpo consciente traça o seu objetivo: propiciar a criação de um espaço para o conhecimento do próprio corpo, através da técnica do balé clássico, contribuindo assim ao seu desenvolvimento físico corporal, cognitivo, afetivo e social.
Ficha Técnica
Direção e Produção: Pablo Lozano
17h30 – Oficina de dança “Aparima – ‘Ori Tahiti”, com Simone Okama
‘Aparima é uma dança poética onde os gestos das mãos contam uma história. A música desta oficina foi escolhida como um incentivo e símbolo de resistência para todos aqueles que amam a dança em meio a uma pandemia com tantas incertezas. A música fala que a dança existe em nós, faz parte da nossa cultura e apesar das dificuldades só queremos mostrar a nossa arte. Além da mensagem contida na música, essa dança é uma excelente atividade física que trabalha ao mesmo tempo força e suavidade. Por ser uma dança de origem polinésia podemos observar as diferenças culturais dessas organizações sociais dos povos das ilhas onde é visível o respeito e preservação da cultura, natureza e o convívio em sociedade.
Ficha Técnica
Coreografia: Simone Hokama
18h – Oficina de dança contemporânea “corpo artrópode”, com Luzinete Silva
O projeto “corpo artrópode”, se trata de uma oficina de dança contemporânea com duração de 20 minutos, a ser oferecida gratuitamente ao público interessado no estudo do movimento. A ideia central desta oficina é propor aos participantes reflexionar sobre o mover-se a partir do olhar direcionado aos animais artrópodes (animais dotados de patas articuladas), para assim buscar novas possibilidades de movimento, lançando mão para isso, o estudo das técnicas de improvisação. Para além da experiência motora a oficina pretende também propor trocas de conhecimentos com artistas locais.
Ficha técnica
Direção e Produção: Luzinete da Silva
18h30 – Oficina de videodança, com Beatriz Borghi
“Oficina de videodança: para dançar em casa” é uma oficina oferecida pela bailarina, professora e videomaker Beatriz Borghi, voltada para todos os corpos que queiram encontrar sua própria dança através de estratégias e dispositivos que incentivem a individualidade de cada um e a relação com o espaço através de experimentos entre-territórios de dança em relação à câmera. Com pouca ou vasta experiência em qualquer tipo de dança, essa oficina incentiva um encontro entre o desejo de dançar criando cenários e espaços possíveis dentro de suas próprias casas para propostas mais interativas com o público que assiste essa dança através do vídeo, ressignificando cômodos, móveis, objetos e espaços.
Ficha técnica
Concepção, filmagem e edição: Beatriz Borghi
19h – Oficina Hands Performance (Performance de mãos), com Wendy Moretti
A “Hands Performance” refere-se aos e movimentos e ilusões criadas pelos braços, pulsos, mãos e dedos, é um dos elementos do Vogue Femme e, também, uma categoria de competição separada, na qual os dançarinos fazer suas performances dançando somente com os braços, sem mexer muito o tronco, as pernas e a cabeça. Para executar uma boa performance de mãos é necessário saber três princípios básicos de movimentos dessa dança, que são as ondas (waves), os tapas (taps) e as rotações das articulações.
Ficha técnica
Direção: Wendy Moretti
OFICINA EM ARTE CIRCENSE
19h30 – Oficina de criação de personagem circense (do conceito a prática), com Daiane Câmara de Almeida
A oficina de criação de personagem circense (do conceito à prática) aborda desde a idealização até a preparação e produção, envolvendo o processo de caracterização completa, com exemplo de uma “Boneca”. Geralmente, no circo, as personagens são mais caricatas e a estética é imprescindível, portanto, a importância do conceito visual. O artista circense independente precisa investir no próprio trabalho, na auto produção, e essa oficina dá dicas e técnicas de como começar a fazer isso, principiando por um personagem de trabalho. Com essas premissas, artistas poderão fazer seu próprio repertório para trabalhar em eventos sociais, culturais, apresentações artísticas entre outros.
Ficha técnica
Criação e instrução: Tia Banana
OFICINA EM EXPRESSÃO CORPORAL
20h – Oficina em expressão corporal, com Mariana Cristina Ferreira
Nessa oficina remota de Expressão Corporal para Crianças, iremos trabalhar a consciência corporal, movimentos e deslocamentos simples a partir de estímulos temáticos. Para a prática você precisa apenas de um espaço de alguns metros (sala, quintal, corredor) poderá fazer individualmente ou com a família. Iremos soltar o corpo e poder nos expressar de forma lúdica e consciente.
Ficha técnica
Filmagem, edição de vídeo e professora: Mariana Ferreira
SERVIÇO
“Cultura em Rede 2021” – exibição de vídeos com artistas de Araraquara
Exibição online: Youtube da Prefeitura de Araraquara
Links de direcionamento disponibilizados: Facebook e Instagram (páginas oficiais da Prefeitura)
17h – Oficina de balé clássico, com Pablo Lozano
17h30 – Oficina de dança “Aparima – ‘Ori Tahiti”, com Simone Okama
18h00 – Oficina de dança contemporânea “corpo artrópode”, com Luzinete Silva
18h30 – Oficina de videodança, com Beatriz Borghi
19h – Oficina Hands Performance (Performance de mãos), com Wendy Moretti
OFICINA EM ARTE CIRCENSE
19h30 – Oficina de criação de personagem circense (do conceito a prática), com Daiane Câmara de Almeida
OFICINA EM EXPRESSÃO CORPORAL
20h – Oficina em expressão corporal, com Mariana Cristina Ferreira
(Da reportagem)