Em evento na área externa – em frente à fachada principal do hospital, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, respeito ao distanciamento, desinfecção de equipamentos e higienização das mãos com álcool gel, transmitido ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube, a Santa Casa de Araraquara fez o descerramento da placa que simboliza a certificação da QMentum IQG International – Diamond, metodologia de origem canadense que orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.
A Santa Casa de Araraquara é a primeira, dentre as Santas Casas do Estado de São Paulo, a receber essa certificação. O diretor-geral, Rogério Bartkevecius, destacou que a acreditação, obtida mesmo enfrentando uma pandemia, só motivou a todos do hospital. “Estamos cada vez mais fortalecidos e empenhados em entregar valor aos nossos clientes: qualidade e segurança”, afirmou.
Na sequência, o provedor, Valter Curi Rodrigues, lembrou da trajetória de 16 anos que ele liderou e dos 119 anos da Santa Casa, completados em fevereiro deste ano, relatando melhorias ao longo desse período e agradecendo pela dedicação dos colaboradores e pela parceria de empresas, como a Lupo, e de pessoas que contribuem com o desenvolvimento do hospital.
Já o vice-provedor, Marco Antônio Castelli Brandão, disse que sonhar vale a pena. “Era um sonho. Tornou-se uma realidade. A qualidade é e vai ser sempre a nossa prioridade”, comentou.
Representando o diretor Técnico da Santa Casa, André Peluso Nogueira, e o corpo clínico do hospital, o anestesista e coordenador do Centro Cirúrgico, Fernando Amaral, alertou que agora o empenho deve se voltar à manutenção do título.
A enfermeira e gerente Assistencial da Santa Casa, Fernanda Gonçalves Fernandes, ressaltou o comprometimento constante com o trabalho de excelência. “Estamos reconstruindo o modelo de assistência hospitalar, com foco em qualidade e segurança e cuidado centrado no paciente.”
Na mesma linha, a enfermeira assistencial Luana Barroso disse que a mudança organizacional permite que se possa reconhecer todas as necessidades do paciente, buscando o melhor cuidado.
Antes do descerramento, Fernanda Gonçalves Fernandes fez uma homenagem à consultora em saúde da Q-Health e avaliadora líder IQG Health Services Accreditation Vanessa de Freitas.