Ferroviária desperdiça pênalti e fica com o vice
Com mais de 12 mil pessoas presentes na Fonte Luminosa, o Votuporanguense venceu a Ferroviária, nas cobranças de pênalti, e sagrou-se campeão da Copa Paulista de Futebol.
No tempo normal, a partida ficou empatada em 1 a 1. Tom, para a Locomotiva, e Erick Salles, para o CAV, marcaram os gols.
Já nas cobranças de pênalti, na quarta cobrança grená, o lateral-esquerdo, Arthur, carimbou a trave. Na quinta cobrança, o zagueiro Renato Justi marcou o gol que deu ao título da equipe de Votuporanga, vencendo por 5 a 3.
Este é o segundo título do Votuporanguense em sua história. Em 2012, a equipe venceu o Paulista da Segunda Divisão.
Para a Ferroviária, o clube fica com o seu segundo vice-campeonato e perdeu a chance de igualar a marca do Paulista de Jundiaí, que possuí três títulos da competição.
Agora, é aguardada a oficialização sobre qual competição o CAV irá disputar em 2019. A intensão do clube é disputar a Copa do Brasil, o que deixaria a vaga da Série D do Brasileirão para o time de Araraquara.
O JOGO
Na primeira metade do primeiro tempo, as equipes fizeram um jogo muito disputado e se respeitando muito. As marcações se sobressaíram e ambos os times não conseguiam criar uma chance de gol.
Porém, aos 29 minutos, a Ferroviária inaugura o placar. Em jogada pela esquerda, Felipe Ferreira é lançado e cruza rasteiro. A bola passa por toda a área e chega até Tom, que completa para o gol: 1 a 0.
O CAV quase chega ao empate. Aos 33 minutos, Higor Meritão recua errado para Gabriel Leite e Léo Aquino aproveita. De carrinho, o meia finaliza, mas o goleiro afeano consegue fazer a defesa.
Já no fim da primeira etapa, aos 46 minutos, o Votuporanguense chegou ao empate. Em cruzamento pela direita, a bola passa por Bruno Baio e chega até Erick Salles, que ganha da marcação de Gualberto e finaliza na pequena área, sem chances de defesa para Gabriel Leite: 1 a 1.
Na segunda etapa, a Ferrinha criou a sua primeira chance. Aos 3 minutos, Léo Artur, em jogada individual, se desvencilha de dois e, mesmo desequilibrado, chuta de fora da área, mas a bola sobe e sai por cima do gol.
Aos 6 minutos, mais Ferroviária no ataque. Em jogada pelo lado direito, Tom cruza na área e Felipe Ferreira tenta um domínio de peito, mas a bola vai muito forte e fica tranquilo para Bruno Pianissolla fazer a defesa.
Em lance incrível, a Locomotiva quase fica a frente do placar. Aos 14 minutos, Felipe Ferreira faz bela jogada pela esquerda e cruza. A zaga alvinegra afasta mal e Tom acerta chute de primeira. Paulo Henrique, em cima da linha, consegue afastar o perigo.
Melhor na partida, a Ferroviária não para de atacar. Aos 21 minutos, em nova jogada pela esquerda, Felipe Ferreira cruza rasteiro, Renato Justi desvia e quase manda para o próprio patrimônio, saindo em escanteio.
O CAV chegou com perigo somente aos 33 minutos. Em cobrança de falta pelo lado direito, Ricardinho levanta na área e Matheus Destro testa firme, mas a bola sai à direita, pela linha de fundo.
Aos 38 minutos, o time visitante chegou novamente com perigo. Em contra-ataque, Léo Santos recebe pela esquerda, finta o marcador e chuta de fora da área. Rasteira, a bola sai pela linha de fundo.
O jogo se estendeu com a Ferroviária pressionando e o Votuporanguense aguardando um contra-ataque para tentar matar o jogo. Porém, o árbitro, Vinícius Gonçalves Dias Araújo, encerrou a partida aos 50 minutos, levando a decisão para as cobranças de pênalti.
A equipe do CAV iniciou as cobranças com Ricardinho, que converteu no canto direito de Gabriel Leite. Pela Ferroviária, Tom deixou tudo igual.
Bruno Baio, com uma pancada no meio do gol, colocou o CAV em vantagem. Fellipe Mateus, com categoria, bate no canto direito de Bruno Pianissolla vai na bola, mas não alcança.
Na terceira cobrança, Léo Aquino bate no canto direito, Gabriel Leite vai na bola, mas não evita o gol. Pela Ferroviária, Higor Meritão bate com perfeição, no ângulo, e deixa tudo igual.
Novamente o CAV fica a frente com Paulo Henrique, que bate no canto direito. Gabriel Leite esperava que a bola no meio do gol e pula atrasado na cobrança.
Na cobrança de Arthur, o lateral-esquerdo afeano bateu no canto esquerdo, Bruno Pianissolla acerta o canto, mas a bola carimba na trave.
A quinta e última cobrança do CAV ficou nos pés de Renato Justi, que cobrou rasteiro, no meio do gol, enquanto Gabriel Leite pula no canto direito, sacramento o título do alvinegro.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA (3)1X1(5) VOTUPORANGUENSE
Local: Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara/SP
Data/Horário: Domingo, 2 de novembro de 2018, às 11h
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Daniel Luís Marques e Daniel Paulo Ziolli
Público: 12.224 pagantes
Renda: R$101.550,00 reais
Cartões amarelos: Marcos Ytálo, Caio Mancha, Fellipe Mateus (Ferroviária); Matheus Destro (Votuporanguense)
Gols: Tom (aos 29’ do 1T) para a Ferroviária; Erick Salles (aos 46’ do 1T) para o Votuporanguense
Ferroviária – Gabriel Leite; Marcos Ytálo, Gualberto Elton e Arthur; Higor Meritão, Caíque (Fellipe Mateus) e Léo Artur (João Cleriston); Felipe Ferreira (Richard), Caio Mancha e Tom. Técnico: Vinícius Munhoz
Votuporanguense – Bruno Pianissolla; Sávio, Paulo Henrique, Renato Justi e Matheus Destro (Lucas Anselmo); Alison, Ricardinho, Erick Salles (João Marcos) e Léo Aquino; Bruno Baio e Dudu (Léo Santos). Técnico: Rafael Guanaes
Crédito da foto: Mariana Boschiero