Home Cultura e Lazer

Araraquarense retrata, em animação, o universo infantil na pandemia

Fotógrafo, ilustrador e designer, Lucas Tannuri poetiza suas experiências diárias ao lado dos filhos em 'Onde Mora o Brincar'; material faz parte de projeto do Sesc São Paulo

314
Cena de 'Onde Mora o Brincar'

Em meio ao balaio de medos e dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, uma delas se tornou uma constante na vida de pais pelo mundo inteiro: como fazer com que os filhos passem sem sequelas por esse período?

Obviamente que, a frente dessa pergunta, evitar a contaminação dos mesmos vem em primeiro lugar. Porém, atrelada à essa condição de saúde, existem outros fatores que avançam os sintomas da doença e atingem um lado tão preocupante quanto: o emocional.

Como evitar que a criança fique estressada? Como fazer com que ela supere a falta do convívio social com outras? Filosofias a parte, essas perguntas parecem sem uma resposta convincente, no momento. O fato é que os pais ou responsáveis precisaram arregaçar as mangas com o objetivo de criar novos universos e situações abusando, sempre, da ludicidade e criatividade.

Isso acontece na casa do´s Tannuri. E nós podemos saber detalhes de tudo isso. É o que o patriarca Lucas Tannuri aproveitou essas vivências para montar a animação “Onde Mora o  Brincar”, projeto integrante da Semana do Brincar do Sesc São Paulo, que visa retratar a realidade das infâncias diversas no Brasil.

Ao portal RCIA, Tannuri reforça que o brincar faz parte desse acolhimento coletivo, sendo uma terapia, uma inteligência múltipla e uma prática prazerosa. “Essa ludicidade mora em uma mente saudável, mora nos espaços de alegria e amor, sejam eles onde for”, comenta.

Marina e Gael Tannuri são os protagonistas da animação. (Foto: Divulgação)

“Fiquei muito feliz com o convite do Sesc. Poder retratar um pouco de como enxergamos esse momento a partir do nosso convívio foi incrível. Ter meus filhos Marina e Gael como personagens foi maravilhoso. O diálogo de emoções, abstratas ou não, estão externadas”, completa Tannuri.

Para fechar o time de participações em “Onde Mora o Brincar”, além dos seus filhos, Tannuri convidou os amigos Caê Rolfsen e Bruno Prado para cuidarem, respectivamente, da trilha sonora e sonorização da animação. “O material está disponível para o público no Facebook do Sesc Araraquara (link direto)”, contextualiza.

Fotógrafo, ilustrador e, atualmente, também aluno do curso de formação em Psicologia Corporal, Lucas Tannuri, ao lado de sua esposa, Larissa, são os responsáveis pela criação de conteúdo dos Desafios Da Criação, canal de comunicação montado para refletir não apenas sobre o autismo, mais a sobre infância, de uma maneira geral (link). Ao lado de sua filha, Marina, Tannuri lançou o livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas”.

(Por Matheus Vieira)

A família Tannuri: Larissa, Lucas, Gael e Marina. (Foto: Reprodução)