Home Artigo

Natal, comprando no comércio local todo mundo ganha

94
Sonia1

OPINIÃO

Por Sônia Maria Marques

Sonia1Após dois anos de crise, a economia começou a se recuperar ao longo de 2017, correu por todo 2018, mas ainda serenamente. Apesar da demora, o comportamento de alguns indicadores dão indícios de reação que podem beneficiar – e muito – o varejo, que em nossa cidade tem sido uma das molas propulsoras do progresso. É inegável essa ansiedade, comentou ainda recentemente o presidente do Sincomercio, Antonio Deliza Neto.

Trazendo essa expectativa para o nosso quintal, observamos que aqui o varejo vem trabalhando de forma consistente, clara e transparente, e essa agenda vai ter que ser construída no mesmo ritmo do varejo brasileiro. A gente sabe que alguns segmentos tentam se recompor; o de alimentos, demorou para sair da crise, mas o que a gente tem pela frente com a eleição de Bolsonaro é positivo e deve formar um cenário de menor instabilidade e mais otimismo, o que reforça a tese da confiança.

Araraquara tem um belo parque comercial, mas a exemplo do varejo brasileiro, passa por um momento de reorganização do parque de lojas físicas e, nesse cenário, o pequeno lojista é o que mais sofre quando há sustos na economia, pois ele depende do crédito. Com a retomada, ele é o que mais se beneficia, pois esse crédito volta e a um custo mais acessível. Quanto ao consumidor, é preciso reforçar a tese da confiança independente do cenário. O Natal é pródigo para isso e comprando aqui, o consumidor contribuirá com o fortalecimento da nossa economia.