Guilherme com Gustavo Diniz Junqueira, futuro secretário da Agricultura e Abastecimento
Nesta segunda-feira (17) foi realizado na Sociedade Rural Brasileira em São Paulo, evento sobre Reserva Legal em Unidades de Conservação e apresentação do novo Módulo de Adequação Ambiental da plataforma do SiCAR-SP
A história do Cadastramento Ambiental Rural, chamado CAR, começa nacionalmente em maio de 2014, apresentando prazo de 12 meses para o cadastramento dos imóveis rurais. Por várias vezes o prazo para a regularização foi adiado, mas agora parece que é definitivo: vence em 31 de dezembro.
O Estado de São Paulo lançou o seu módulo de cadastramento, o SICAR-SP (Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SP), de forma pioneira em junho de 2013, antes da entrada em funcionamento do sistema nacional. De acordo com o último relatório divulgado, no Estado foram cadastradas mais de 345 mil propriedades e posses, perfazendo quase 19 milhões de hectares. Os números robustos revelam uma grande mobilização da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e órgãos vinculados com outras secretarias do governo, prefeituras e sociedade civil, como sindicatos, entidades de classe e ONGs, apoiando e estimulando o cadastro em todo o território paulista.
Assim, proprietários e possuidores de imóveis rurais têm até o dia 31/12/2018 para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que garante aos proprietários e possuidores de imóveis rurais os benefícios previstos no Código Florestal Brasileiro, Lei Federal N° 12.651/2012. A partir de 2019, o crédito agrícola só será concedido para imóveis rurais com inscrição no CAR.
CANASOL PRESENTE
O engenheiro agrônomo Guilherme Lui de Paula Bueno no encontro desta segunda-feira (17) representou a Canasol de Araraquara, quando uma vez mais discutiu-se na Sociedade Rural Brasileira questões relacionadas a Reserva Legal em Unidades de Conservação e acompanhou a apresentação do novo Módulo de Adequação Ambiental da plataforma do SiCAR-SP.
Várias palestras foram realizadas e acompanhadas pelo representante da entidade que visa captar informações e posteriormente orientar seus associados.
PALESTRAS REALIZADAS:
– Passivo de RL no Estado de SP: análise do cadastro ambiental, fundiário e geoprocessamento – Gerd Sparovek- ESALQ;
– Compensação em UCs sob a ótica do Poder público – Rodrigo Levkovicz – Fundação Florestal;
– Compensação em UCs sob a ótica do setor privado – Francisco Godoy Bueno – Vice-Presidente da SRB;
DEBATEDORES:
– Gustavo Diniz Junqueira – Secretário Indicado para Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo;
– Marcos Penido – Secretário indicado para Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.