O Brasil conquistou a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na madrugada desta terça-feira. O surfista Ítalo Ferreira venceu o japonês Kanoa Igashi na final do Surfe Masculino e chegou ao lugar mais alto do pódio.
Com sobras, o potiguar fez 15,14 pontos, contra 6,60 do rival, que havia eliminado Gabriel Medina em uma das semifinais.
“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu”, declarou o surfista após o ouro.
As finais do Surfe foram antecipadas para um dia por conta da chegada de um tufão em Tóquio.
Com isso, Ítalo se tornou também o primeiro medalhista de ouro da modalidade, na qual foi inserida nesta edição dos Jogos.
Esta foi a quinta medalha conquistada pelo Brasil em Tóquio. Até o momento, Kelvin Hoelfer (prata – Skate Street Masculino), Rayssa Leal (prata – Skate Street Feminino), Daniel Cargnin (bronze – Judô Masculino até 66 kg) e Fernando Scheffer (bronze – Natação Masculina 200m livre)
MEDINA FICA SEM O BRONZE
Na decisão do terceiro lugar, Gabriel Medina acabou sendo derrotado pelo australiano Owen Wright e ficou sem a medalha de bronze.
Ele acabou sendo superado por 0.20 pontos de diferença: 11.97 a 11.77. Como a decisão foi antes da grande final, Wright entrou para a história da modalidade por ter sido o primeiro a receber a medalha.