A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira (02), que o Brasil pode ser o principal player para investimentos verdes no mundo.
“Atualmente estima-se que existem R$ 30 bilhões em gestão de títulos verdes no Brasil, com um grande potencial de investimento, frente a US$ 1 trilhão investidos em fundos sustentáveis internacionais”, disse, em vídeo, durante a cerimônia de abertura do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio. Segundo ela, o Ministério da Agricultura (Mapa) vem dando suporte para esse investimento verde no país.
Durante o evento realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em parceria com a B3, A Bolsa do Brasil, a ministra também afirmou que a sustentabilidade tem guiado as ações recentes do Mapa.
“Neste ano, fizemos um Plano Safra mais verde, com ampliação de 101% da linha do Programa ABC [Agricultura de baixo Carbono], e o financiamento para restauração florestal, bem como para o sistema de geração de energia renovável a partir de biogás e biometano”.
Ao citar sua participação na Pré-Cúpula sobre Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Roma, na semana passada, Tereza Cristina disse que há um consenso inédito entre os países da América sobre como tratar essa questão.
A ministra referiu-se a uma lista de 16 mensagens-chave que as nações do bloco aprovaram e que deverão levar à Cúpula da ONU em setembro, em Nova York, e que abordam a transformação dos sistemas agroalimentares, demanda dos consumidores, aspectos nutricionais, estratégias de produção e assuntos ambientais, assim como o papel das Américas para a segurança alimentar no planeta.