Home Cultura e Lazer

Neste Dia dos Pais, o Portal RCIA lista dez filmes com figuras paternas intensas

Seleção do jornalista Matheus Vieira tem dramas, tragicomédias e até animação; confira as sinopses e os trailers.

255
Cena de 'Capitão Fantástico', de Matt Ross. (Foto: Reprodução)

Neste Dia dos Pais, o jornalista Matheus Vieira, editor de cultura do Portal RCIA, montou uma pequena lista com dez filmes que marcaram a sua vida como cinéfilo ao apresentar figuras paternas marcantes, protagonistas ou não. Tem drama, tragicomédia, animação e blockbusters de diferentes países e anos. Mergulhe nesta viagem.

Capitão Fantástico (2018)
Direção: Matt Ross
Sinopse: Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

A Vida é Bela (1997)
Direção: Roberto Benigni
Sinopse: O judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué, são levados para um campo de concentração nazista. Com a intenção de proteger o menino do terror, o pai usa sua imaginação para fazer o filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira. Vencedor de três Oscars.

O Rei Leão (1994)
Direção: Rob Minkoff e Roger Allers
Sinopse: As aventuras de um leão jovem de nome Simba, o herdeiro de seu pai, Mufasa.

Uma Vida Melhor (2011)
Direção: Chris Weitz
Sinopse: O imigrante ilegal mexicano Carlos Galindo (Damian Bichir) é um pai solteiro que deseja manter um contato próximo com seu filho adolescente Luis (José Julián) para deixá-lo longe do alcance das perigosas gangues do subúrbio de Los Angeles.

Meu Pai (2020)
Direção: Florian Zeller
Sinopse: Um homem idoso recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai.

Peixe Grande (2003)
Direção: Tim Burton
Sinopse: Edward Bloom sempre contou histórias fantásticas de quando trabalhava como vendedor itinerante, ajudava pessoas e tentava conquistar a mulher de sua vida. No entanto, seu filho Willian nunca acreditou nas narrativas e só consegue entendê-las quando vê o pai doente no leito de morte.

 

Pais e Filhos (2013)
Direção: Hirokazu Koreeda
Sinopse: Ryota é um homem que vive feliz com sua esposa e seu filho de seis anos. Seu mundo cai ao descobrir que seu filho foi trocado por outro na maternidade.

A Árvore da Vida (2011)
Direção: Terrence Malick
Sinopse: Os O’Brien (Brad Pitt e Jessica Chastain) tiveram três filhos, criados com grande rigidez pelo pai. O mais velho deles, Jack (Sean Penn), sempre teve atritos com o pai, em parte por reconhecer em si mesmo um pouco dele. Além disto, já adulto, Jack enfrenta um forte sentimento de culpa devido à morte de seu irmão.

Billy Elliot (2000)
Direção: Stephen Daldry
Sinopse: A história de um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas de carvão. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé.

À Procura da Felicidade (2006)
Direção: Gabriele Muccino
Sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros e acaba sem dinheiro sequer para pagar a moradia. Com o filho de 5 anos e abandonado pela mulher, ele acaba morando na rua.

(Por Matheus Vieira)