Jogo acontecerá no Benitão
A diretoria da Ferroviária bem que tentou, mas a partida contra o time do Velo Clube foi mantida para esta sexta-feira, às 19h, no estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, sede em Rio Claro, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O clube, através de suas redes sociais, divulgou um ofício que foi encaminhado ao presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e assinado pelo presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo, consternando a decisão tomada de tirar o time de Araraquara.
“Para todos nós da Ferroviária, essa derrota é enorme desestímulo à competição e a prosseguirmos com o trabalho árdio (imprescindível para que uma instituição do interior se faça competitiva diante do poder econômico das mais favorecidas). O trabalho sério, feito cotidianamente para a construção de um projeto para o desenvolvimento do futebol paulista é, nesse momento, duramente golpeado diante dos dos patrocinadores locais e do povo de Araraquara, degenerando a sinergia com a comunidade local, que vem se mobilizando pea história da instituição”, diz o trecho no ofício.
“A Ferroviária enquanto filiada da Federação Paulista de Futebol, pede o mesmo respeito dos demais filiados; por isso requer a revisão da designiação da praça de jogo onde a Ferroviária será encaminhada. Muito embora sejam notórios os esforços diretivos da Federação para a valorização do futebol no interior paulista, o presente episódio, em via claramente oposta, mostra certa proibição de qualquer protagonismo pelos clubes do interior”, declara em outro trecho.
Confira o ofício na íntegra divulgado pelo clube na tarde desta quinta-feira:
ENTENDA
Líder do Grupo 7, a Ferroviária, que teoricamente teria o direito de permanecer na cidade, terá que viajar para Rio Claro para enfrentar o Velo Clube, segundo colocado do Grupo 8, nesta sexta-feira, às 19h, no estádio Benitão, casa do Galo Vermelho. Já o São Paulo, segundo colocado do grupo da Ferrinha, permanece na Morada do Sol e receberá o Rio Claro, que terminou líder da sua sede, também nesta sexta-feira, às 19h15, na Fonte Luminosa.
O caso pegou a comissão técnica e dirigentes da Locomotiva de surpresa, além da revolta dos torcedores afeanos que esperavam a realização do jogo na Fonte. Diretores do clube, juntamente com o prefeito Edinho Silva, buscam uma solução junto à FPF, mas a permanência é difícil.
De acordo com o artigo 34 do regulamento da competição, o DCO (Departamento de Competições Oficiais) poderá “promover alterações que façam necessárias como, por exemplo, atender aos contratos com as emissoras de televisão, por determinação da Polícia Militar, e/ou por motivos de segurança”. O estádio Benitão não teria estrutura adequada para equipes de televisão.
Com isso, a pedido da TV e por o São Paulo estar presente na sede, a FPF inverteu os mandos dos jogos, o que acabou favorecendo o Velo Clube, que terá a sua torcida presente em sua casa.
Crédito da foto: Diário de Rio Claro