Home Destaques

Amor e Ódio Patriota pelo Chefe do Executivo; Sim, Podemos!

Sessão ordinária evidencia sentimentos nunca antes revelados de vereadores da oposição ao prefeito Edinho Silva; até o coronavírus esteve lá e atacou parlamentar que votou contra a concessão de honraria ao prefeito

242

 Ave, Edinho!

E o improvável ocorreu na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (31). Durante votação para conceder o diploma de Honra ao Mérito ao prefeito Edinho Silva, apenas os tucanos Rafael de Angeli e João Clemente e Luna Meyer (PDT) votaram contra a homenagem ao Chefe do Executivo. A bancada Patriota, formada por Marchese da Rádio, Carlão do Jóia e Marcos Garrido, e Lineu Assis (Podemos) apoiaram a iniciativa de dedicar a honraria ao prefeito de Araraquara. Resultado final: 14 a 3. Garrido, inclusive, chegou a criticar a postura de companheiros de partido que, segundo ele, “acredita que ser vereador é odiar o prefeito Edinho. Esse pessoal tem que começar a calar a boca, saber que o vereador somos nós e que aqui dentro quem manda somos nós”, sacramentou.

Edinho, o Popular!

Em sua fala, além de criticar correligionário da legenda, Garrido elogiou o prefeito Edinho, o que deixou os companheiros do Patriota ainda mais furiosos. “Como Waldemar De Santi, são duas pessoas populares e merecem essa honraria que a Câmara está entregando a ele”, completou. Não demorou muito e o Patriota divulgou nas redes sociais uma nota repudiando a decisão dos vereadores do partido. “Em primeiro lugar, destacamos que SOMOS CONTRÁRIOS à concessão de qualquer honraria ao prefeito Edinho Silva (PT). Acreditamos que Edinho é uma figura política que macula a história da cidade de Araraquara”, enfatiza o texto assinado por Pedro Monteiro, presidente municipal do Patriota Araraquara.

Patriota indignado

A nota justifica a posição de indignação do partido em relação a seus parlamentares, sugerindo que o Chefe do Executivo teria “envolvimento com escândalos de corrupção”. Avalia ainda negativamente a gestão de Edinho na Prefeitura, “sobretudo com o autoritarismo e negligência durante a pandemia da Covid-19 e a compra de respiradores, considerada irregular pelo Tribunal de contas da União, que contribuiu para ceifar a vida de centenas de araraquarenses”, ressalta o texto do Patriota, que segue dizendo que “repudia a votação favorável dos seus vereadores” e esclarece que “os parlamentares que votaram a favor do prefeito fizeram por conta própria, à revelia da Executiva Municipal e decepcionando todos aqueles que votaram na legenda 51 em 2020”.

Puxão de orelha

A Executiva Municipal do Patriota diz que fará uma reunião com os três parlamentares e exigirá esclarecimentos a respeito de suas condutas. “Reforçamos que continuamos na oposição ao governo do PT e construindo, dia após dia, uma alternativa para mudar Araraquara e fazer nossa cidade ser motivo de orgulho para todos nós”, encerra o texto que circulou nas redes sociais. Nos bastidores, o comentário é que pode haver até expulsão de ao menos um dos parlamentares do Partido.

Sessão e covid-19, as ordinárias

A sessão ordinária desta terça-feira também contou com a presença do coronavírus. João Clemente (PSDB) começou a sentir os primeiros sintomas da covid-19 já no prédio do Legislativo. Ao final da sessão, deixou o plenário e foi até a UPA da Vila fazer exame e confirmou a doença. Ao saber na notícia, o presidente da Câmara Aluisio Boi (MDB) declarou: “Teste em todos!” E que venha a próxima sessão ordinária!

A Coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA