A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, voltou a destacar a importância da vacina no enfrentando ao coronavírus em Araraquara, sendo este um dos motivos para a redução de casos e também de óbitos no município nestas últimas semanas.
Para Eliana a “vacinação avança e com ela vemos a redução do número de mortes e também a diminuição da ocupação de leitos, por isso, eu peço para que as pessoas se vacinem. Se chegar a sua vez tome a vacina”, comentou.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém, nesta quarta-feira (8), a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades, e também dos jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades, além de deficientes, lactantes, gestantes e puérperas desta faixa etária. Também mantém aplicação de segunda dose dos imunizantes e primeira dose de 18 anos ou mais.
Ainda nesta quarta-feira, a Comissão de Organização de Vacinação se reúne na quarta para definir o avanço do calendário de imunização no decorrer da semana, com base nas doses entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do governo do Estado.
O público adolescente continuará sendo imunizado nos polos de vacinação instalados no drive-thrus do Sesc e do Cear, unidades de saúde do Vale do Sol, Santa Angelina e do Sesa. Lembrando que, nos drive-thrus, os adolescentes estão sendo vacinados somente acompanhados de um representante legal, que deve assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido no ato da vacinação. Já nas unidades do Sesa, do Vale do Sol e Santa Angelina, não é preciso estar acompanhado para tomar a vacina, mas está sendo exigido o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado por um representante legal.
A CIRCULAÇÃO DA DELTA NA REGIÃO
Com a disseminação da variante delta do SARS-CoV-2, muito mais transmissível que a cepa original do vírus causador da Covid-19, completar o esquema vacinal se torna ainda mais importante, revelam profissionais da saúde em nossa cidade. Eles têm inclusive ressaltado a importância de vacinar a população com as duas doses, principalmente contra a variante delta.
“Uma cidade que estiver melhor imunizada com duas doses significa proteção contra formas graves da doença. Isso ficou muito claro nos países que tiveram alta incidência da variante delta, mas que estavam com uma porcentagem relevante da sua população totalmente vacinada”, contou ainda recentemente uma infectologista ao nosso Portal RCIA. “Em uma cidade que tem um percentual menor de indivíduos vacinados, principalmente com duas doses da vacina, a chegada da variante delta represente um risco muito maior”, completou.
Ainda nesta semana, quando questionada sobre a queda de internações no Hospital São Paulo por conta da vacinação, a pneumologista Renata Arbex comentou que esse número caiu exponencialmente. Mas é importante dizer – argumentou a infectologista – que nenhuma vacina é imbatível. Isso vale para a Covid-19 ou não. Vale lembrar que os estudos sobre eficácia são feitos a partir da vacinação completa, isto é: duas doses para as quais são preconizadas desta forma ou a de dose única disponível no País. Por isso, se imunizar 100% é muito importante. Se você precisa tomar a segunda dose, por favor, vá!, completou.