Home Agronegócio

Em Araraquara um curso que ensina transformar o mel em fonte de renda familiar

Muitas famílias vivem da apicultura. E o produto que irão vender depende do foco que os apicultores desejam ter nesse mercado. Em setembro o Senar e o Sindicato Rural capacitaram produtores rurais para a produção e comercialização do mel para mercados, empresas e pessoas.

319
Pequenos produtores rurais foram capacitados no Assentamento Monte Alegre pelo instrutor Leandro Faleiros

Durante cinco dias o Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o Senar SP organizou no Assentamento Monte Alegre, região de Motuca, o curso de Apicultura, voltado para implantação de apiário. Assim, no período de 20 a 24 de setembro, nove produtores rurais aprenderam a desenvolver durante 40 horas, essa técnica com o instrutor Leandro Faleiros.

Ao Portal RCIA, o instrutor explicou durante o curso que as abelhas têm importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. “Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária”, argumentou.

Leandro, o instrutor do Senar

Justamente para promover a capacitação de profissionais dessa atividade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de São Paulo oferece o curso de Apicultura, incluindo aulas teóricas e práticas.

Diz Leandro Faleiros que na parte teórica, os produtores aprendem sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação e manejo de colmeias, procedimentos de colheita e processamento de cera e própolis. Para ele, o objetivo não é fabricar o mel, isso é função da abelha. “Nós apicultores durante o curso vamos aprender a criar a abelha, aumentar e fortalecer o enxame”, comentou.

O curso de Apicultura organizado pelas duas entidades permite aos alunos verem de perto exemplos de manejo que prejudicam produtividade das colmeias. As aulas práticas, associadas ao conhecimento teórico, possibilitam os apicultores a alcançarem os três pilares da alta produtividade, que são a troca de cera, a alimentação para o enxame crescer antes da florada e a troca de rainha.

O QUE SE APRENDE

Joviro lidando com o aprendizado

O coordenador regional do Senar SP em Araraquara, engenheiro agrônomo João Henrique Souza Freitas, acompanhando o curso entende que mundialmente o mel é o produto mais explorado pela apicultura. “O Brasil possui uma flora apícola abundante e diversificada, proporcionando a produção de méis de excelente qualidade”, argumenta.

Tanto é que uma cartilha sobre o manejo de apiário para produção de mel aborda de maneira prática e objetiva as técnicas para a produção de mel enfocando os aspecto da revisão da colmeia, alimentação artificial, fortalecimento dos enxames, seleção e produção de rainhas pelo método da puxada natural, colheita, beneficiamento e noções de comercialização do mel.

Aulas práticas de apicultura

João Henrique destaca que os procedimentos adotados pelo Senar ensinam o produtor rural, primeiramente, a realizar a Implantação do Apiário e em seguida preparar as suas colméias para a produção, conduzindo o manejo de forma a obter sucesso na atividade.

Alguns itens do curso são destacados pelo instrutor Leandro Faleiros como manter a segurança do apiário contra furtos ou queimadas, além de tornar o local seguro para evitar danos aos animais que passam pelas proximidades do lugar onde futuramente haverá a colheita. O curso ainda exige atenção para os EPIs, o uso do fumigador (fumaça), melhores horários para a atividade, a colheita do mel alimentação artificial das abelhas tipos de flores para a retirada do mel e a utilização da caixa onde as abelhas vão trabalhar.