A Ferroviária voltou a campo no final da tarde desta terça-feira e ficou no empate por 0 a 0 diante do Independiente Santa Fe-COL pela última rodada da Libertadores Feminina.
O grande destaque do jogo ficou para Luciana, que fez ao menos cinco intervenções e evitou com que a equipe saísse derrotada na primeira parte do jogo. Ela foi eleita a melhor jogadora em campo pela Conmebol.
Já na segunda etapa, as Guerreiras Grenás melhoraram e conseguiram chegar mais ao campo de ataque, porém pecaram nas finalizações.
As colombianas ficaram com uma jogadora a menos aos 29 minutos com a expulsão da meio-campista Johannys Múñoz, após entrada dura na atacante afeana, Ludmila. Ela recebeu o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho
Com o resultado, a equipe grená encerrou a primeira fase com a liderança do Grupo A, somando sete pontos e quatro de saldo de gols,seguida do Santa Fe, também com sete, mas com saldo três.
Nas quartas de final, a Ferroviária enfrentará o Cerro Porteño-PAR, segundo colocado do Grupo B, na sexta-feira, às 17h30, no estádio Manuel Ferreira. Quem avançar, enfrentará o vencedor de Avaí/Kindermann, primeiro colocado do Grupo B, ou Independiente Santa Fe.
O JOGO
Assim como nas outras partidas, a Ferroviária não conseguiu mostrar intensidade no início do jogo e viu o Santa Fe chegar com perigo no ataque.
Porém, quem começou a brilhar no jogo foi Luciana. A goleira grená defendeu, ao menos, cinco bolas que foram a direção no gol, três delas com chances claras de gol.
A mais impressionante aconteceu aos 41 minutos. Romero recebeu cruzamento rasteiro na marca do pênalti e finalizou no canto direito, mas Luciana, com apenas uma mão, fez defesa extraordinária e não deu rebote.
Na segunda etapa, a treinadora Roberta Batista voltou com três alterações em sua equipe, promovendo as entradas de Barrinha, Duda e Ludmila, nos lugares de Carol Tavares, Suzane e Raquel.
Com as mudanças, a equipe conseguiu melhorar ofensivamente e começou a pressionar a saída de bola colombiana. Mesmo com a posse de bola, o time grená tinha muitas dificuldades na construção das jogadas.
O jogo ficou mais equilibrado, mas sem muitas emoções. Com o passar do tempo, as jogadas começaram a ficar mais pegadas e a partida mais faltosa, tanto que aos 29 minutos, Múñoz acabou fazendo falta muito dura em cima de Ludmila. Como já havia recebido cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulsa.
Com uma a mais, as Guerreiras Grenás começaram a ter mais espaço para atacar, mas não conseguia aproveitar as oportunidades, principalmente em jogadas pelo lado esquerdo, onde Barrinha foi bastante acionada.
FICHA TÉCNICA
LIBERTADORES FEMININA 2021 – 1ª FASE – 3ª RODADA
INDEPENDIENTE SANTA FE 0x0 FERROVIÁRIA
Data/horário: terça-feira, 9 de novembro de 2021, às 17h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Manuel Ferreira, em Assunção, no Paraguai
Arbitragem: Salome Di Iorio (ARG), auxiliada por Mariana de Almeida (ARG) e Laura Cardenas (VEN); 4ª árbitra: Emikar Caldeiras
Cartões amarelos: Múñoz e Romero (Independiente Santa Fe)
Cartão vermelho: Múñoz (Santa Fe)
Independiente Santa Fe – Yessica Velásquez, Nubiluz Rangel, Mónica Ramos, Nairelis Gutiérrez (Robledo) e Johannys Múñoz; Jéssica Peña (Liana Salazar), Fany Gauto (Mosquera), Yisela Cuesta e Ivonne Chacón (Cordoba); Kena Romero e Joemar Guarecuco. Técnico: Albeiro Erazo
Ferroviária – Luciana; Monalisa, Ana Alice, Yasmin e Carol Tavares (Barrinha); Daiane, Suzane (Duda) e Rafa Mineira; Raquel (Ludmila), Sochor (Sâmia) e Laryh. Técnica: Roberta Batista