A balança comercial das regionais que compõem o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) registraram déficit de janeiro a outubro de 2021, se comparado com o mesmo período de 2020.
No resumo geral, o total do estado foi de U$$ 55.713 milhões de importações, 26,5% e US$ 46.942 de exportações, 23,9%. Na regional de Araraquara, que abrange 17 cidades, no entanto, o cenário foi diferente com o registro de superávit, uma vez que houve aumento de 4,4% no número de exportações e diminuição de 1,3% nas importações. A corrente de comércio (somatória das exportações e importações) representou 2,9%.
Os principais produtos exportados foram aeronaves e aparelhos espaciais, preparações de produtos hortícolas e, açúcares e produtos de confeitaria. As importações concentraram-se em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, aeronaves e aparelhos espaciais e máquinas, aparelhos e materiais elétricos.
Para Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp – Regional Araraquara, os números locais mostram boa evolução do desempenho das empresas exportadoras. “Trata-se de um indicador positivo de retomada gradual da atividade econômica”, pontua.