Início Agronegócio

Aberto o programa Integra Agro no Sindicato Rural de Araraquara

Em parceria com Sebrae projeto visa aproximar produtores e consumidores, facilitando o caminho dos alimentos, melhorando a comercialização

26
Coordenadora Agro do Sebrae Luciane Girasolo, Coordenador regional do Senar João Henrique de Souza Freitas, Presidente do Sindicato Rural de Araraquara Nicolau de Souza Freitas e o Gerente regional do Sebrae Luiz Andia Filho

O Sebrae e Sindicato Rural de Araraquara lançaram nesta quinta-feira (7) o Programa Integra Agro, que visa a geração de negócios para produtores rurais por meio da gestão da melhoria de processos de comercialização, avanços tecnológicos e uma aproximação entre produtores e potencias clientes.

A ação é uma iniciativa do Sebrae-SP, Sindicato Rural de Araraquara, Senar-SP e Faesp para capacitar os produtores rurais que precisam ampliar seus conhecimentos em gestão, aumentar a produtividade e gerar negócios. Outros parceiros participaram da abertura como a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Uniara, Itesp, SinhoRes.

Luciane Girasolo, Luiz Andia, Nicolau, João Henrique, representando o SinhoRes Willian Molina Gil, Mauro Cavichioli do Itesp, Erica Tomé (CDRS) e Cassia da Uniara

O presidente do Sindicato Rural Nicolau de Souza Freitas ressaltou que o programa para escoar a produção, cortando os atravessadores, encurta o caminho dos alimentos, chegando até o consumidor final mais fresco e mais barato.

Luiz Andia Filho, gerente regional do Sebrae, falou sobre a gestão, suporte este, dado pela entidade aos produtores.

Luciane Girasolo, supervisora agro do Sebrae, ressaltou que quanto mais produtores engajados no projeto melhor, pois isso gera ganhos, integração entre as cadeias que são a base da economia do país, que a negociação e o empreender visa também qualificar os produtores para uma venda mais eficiente.

O programa em si vai reunir 30 produtores rurais começando com uma reunião de aproximação envolvendo produtores rurais e possíveis compradores, como empresas do setor de bares, hotéis, restaurantes, minimercados, mercearias, padarias, sorveterias, feirantes e varejões. Em seguida é a vez de capacitar os produtores por meio de oficinas. Os participantes receberão orientações sobre atitude no campo, quando serão trabalhadas características empreendedoras, metas e sucessão familiar.

Outro tema da capacitação é a gestão no campo para o aprendizado de conceitos de custos, estrutura de custos de produção na propriedade rural e margem bruta.

A terceira etapa do programa é a realização do Encontro de Negócios entre produtores e os compradores para criar sinergia entre os participantes para gerar novos negócios.

Temas que serão abordados nos encontros:

Faça Mais Gastando Menos.
Entenda para onde vai seu dinheiro
Mude sua cabeça. Você é um empreendedor
Conheça seu Cliente. Venda Melhor.
Construa parcerias estratégicas