Home Agronegócio

Anfavea e governo de SP vão incluir o campo no Waze

60
Estrada Rural 130

Projeto Rorais dará endereço e navegabilidade a locais ainda invisíveis pela internet

Estrada Rural 130A conservação das nossas estradas rurais é péssima

O governo do Estado de São Paulo obteve apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para resolver um problemão: colocar no mapa, dar endereço e permitir o tráfego por áreas que atualmente não estão identificadas em sistemas de navegação por satélite.

Chamado Rorais (de Rotas Rurais), o projeto criará um endereço localizável via satélite para propriedades e residências cujo acesso ocorre por caminhos não encontrados pelo Waze. “Isso facilitará o trabalho de empresas de logística para retirada e entrega de mercadorias”, recorda o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

De acordo com o secretário, o Estado tem 350 mil propriedades rurais. “A formalização do endereço também é importante para o agricultor no momento da abertura de um crediário”, recorda o secretário. A Anfavea entrou no projeto como patrocinadora, sem no entanto revelar o valor destinado.

O governo do Estado busca outros apoiadores para o Rorais e não há uma data de entrega nem ponto de partida para o mapeamento. A ideia é fazer aos poucos. O trabalho de digitalização dos endereços e inclusão nos mapas será feito pela Sci Crop.

“Somos uma startup especializada em tecnologia para o agronegócio. Usaremos informações que estão hoje fragmentadas dentro dos municípios e órgãos públicos. Elas serão adicionadas como novas ‘camadas’ em cima das imagens da região”, afirma o CEO e cofundador da empresa, José Damico.

O potencial da Sci Crop foi identificado durante um evento sobre agricultura realizado pela Fundepag, fundação focada no desenvolvimento e inovação de temas relacionados ao agronegócio e meio ambiente. 

Patrocinadores como a Anfavea irão bancar o trabalho da Sci Crop e de equipes de comunicação e relações públicas necessárias para o diálogo com os municípios e acesso às informações que serão digitalizadas e incluídas nos mapas. Outros detalhes do Rorais serão revelados durante a Agrishow, maior feira agrícola da América Latina e que será realizada entre 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão Preto (SP).

EM NOSSO MUNICÍPIO

Para o nosso município, de acordo com os produtores rurais, a ideia até que pode ser considerada boa. “Agora, se não houver manutenção das estradas rurais, isso só vai servir para drones fiscalizarem as propriedades”, afirmam.

Eles também alegam que a conservação de nossas estradas rurais é péssima. E pior, não é obra só do governo de plantão. Há muito tempo a Prefeitura Municipal vem ignorando esse problema, ocasionando sensíveis problemas para os que vivem e trabalham no campo. “Prejuízos ao escoamento da produção, dificuldade de locomoção de crianças para as escolas, para atendimento à saúde, para a segurança, etc.”, tudo faz parte de um pacote de serviços que não funcionam para o bem da comunidade rural.