Home Agronegócio

Antonio Eduardo Tonielo tem história relatada em documentário

Homenagem foi promovida pela empresa Syngenta através de um vídeo institucional

24
Antonio Eduardo Tonielo

Fazer do trabalho uma extensão do lar, ao contrário do que preconizam as modernas práticas de gestão, pode ter sido um dos ingredientes responsáveis pelo sucesso do Grupo Viralcool, sob o comando de Antônio Eduardo Tonielo, que atualmente colhe os frutos desse trabalho, colecionando prêmios e homenagens que tornaram a família Tonielo, uma das principais referências do setor bioenergético brasileiro.

Na semana passada, Toninho Tonielo foi homenageado pela Syngenta, empresa de tecnologia agrícola que promove a agricultura regenerativa, através de um vídeo institucional chamado “O legado da inovação” que conta sua história de luta, dedicação e sucesso, destacando sua capacidade empreendedora e o forte vínculo de ligação familiar, que caracteriza toda a trajetória de ascensão do grupo no segmento bioenergético.

Tonielo com representantes da Syngenta

Para o filho, Antônio Eduardo Tonielo Filho, que além do sangue também herdou o nome do pai , a relação entre eles é uma prova de sua dedicação ao trabalho, pois foi onde puderam solidificar uma relação de amizade.

“É gratificante porque mostra o trabalho do meu pai pelo setor e por todas as entidades que ele fez parte. Meu pai sempre foi um exemplo para nós, mas ficamos amigos no trabalho, porque não tinha tempo de ver ele, estudei fora, morei fora, e nós acabamos ficando amigos trabalhando juntos. O setor é a vida dele”, disse.

Aos 82 anos, Antônio Eduardo Tonielo, atualmente é presidente dos conselhos de administração da Copercana e do Grupo Tonielo. Em 2021, ele foi eleito o Empresário do Ano no MasterCana Centro-Sul.  Parte de uma das famílias mais tradicionais do segmento, Tonielo empreende no setor há décadas.  A sede administrativa da terceira maior cooperativa de crédito do Brasil, a Sicoob Cocred, que tem mais de 50 anos de história e 47 mil cooperados, leva o nome de Tonielo, que dedicou grande parte da sua vida às causas cooperativistas.

Ricardo Toniello

O Grupo Viralcool, inclusive, vem se destacando como modelo em gestão familiar com competência, obtendo recordes de moagem, na produção de açúcar, energia e levedura. Os recordes alcançados refletem não apenas os investimentos na planta industrial mas, principalmente, na competência e ao trabalho em equipe, na valorização e treinamentos das pessoas.

Para Antonio Tonielo receber uma homenagem dessa, aos 82 anos, é motivo de satisfação. “Estar em meio a tantos amigos. Acho que é um legado que eu guardo para a família. 50 anos de Copercana, 40 e tantos anos de Sicoob Cocred e mais os meus negócios. 90% desse pessoal que está aqui, eles passaram por mim. É um motivo de honra, ver que a Copercana é grande como ela é hoje, e as minhas empresas sólidas e capitalizadas. Isso é um legado que meus filhos devem carregar, com muito orgulho”, disse o empresário.

A filha Claudia Tonielo, diretora de RH da Viralcool, disse que o maior exemplo é passar para as pessoas como tudo começou. “E essa é a arma que eu tenho. Essa visão dele e dos meus tios. Meu pai sempre passou isso para a gente. Você se preocupar com as pessoas, com os nossos colaboradores, e o que você pode gerir de bom para as pessoas”, disse.

A esposa e companheira Neli Tonielo,  vê no amor um componente fundamental para a união familiar. “Acho que valeu a pena, no começo tivemos muitas dificuldades. Quando a gente ama, a gente tem ciúme e medo de perder”, disse, sendo aplaudida por todos que participavam da homenagem.

Para o diretor administrativo financeiro do Grupo, Ricardo Tonielo, sobrinho de Antônio, seu tio é um grande visionário. “Toninho, com uma visão que a gente costuma dizer fora da curva, enxergou a energia como um grande investimento, e nós, hoje, somos um dos maiores investidores de energia do estado de São Paulo. Conseguimos colocar energia, quando poucos tinham e isso nos proporcionou uma grande vantagem. Sempre investindo em tecnologia”, afirmou.

Ao longo de sua trajetória, Toninho Tonielo, conquistou o respeito de diversas lideranças do setor. Para a presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu, a homenagem reflete o respeito e confiança conquistada por Tonielo no decorrer de sua trajetória. “Um verdadeiro ‘exemplo’ a ser seguido como estampado no painel com a sua imagem”, disse ela.

Segundo o presidente da Canaoeste, Fernando dos Reis Filho, um dos principais legados deixado por Tonielo é sua grande capacidade de estar sempre em busca do novo, estimulando as ações cooperativistas, de forma que o crescimento se dê de forma coletiva.

O diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, avalia que Tonielo é visto como uma liderança propositiva e que está sempre buscando o crescimento e a integração do setor.

Para o diretor da ProCana, Josias Messias, num ambiente cercado por incertezas comuns para um setor que depende das condições climáticas, a confiança se transforma em um ativo fundamental, para se prosseguir investindo e buscando novas tecnologias. “Poucos são os que conseguem transmitir essa confiança motivadora. Antonio Tonielo, certamente é um deles”, disse Messias.

E se existe algum receio em relação a atual safra segue a opinião de Toninho Tonielo. “A safra atual está a mil maravilhas, produtividade excelente, preço do etanol muito ruim, mas o do açúcar muito bom, então um compensa o outro. Temos tudo para ter uma bela safra”, afirmou.