Produtores rurais e trabalhadores que manuseiam agrotóxicos receberam em setembro na Raízen em Araraquara, orientação sobre as determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31.8 do Ministério do Trabalho). Para isso, o Sindicato Rural de Araraquara com o apoio do Senar SP tem disponibilizado gratuitamente capacitação/treinamento sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos.
Presente na abertura do curso realizado na Raízen o presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas, representando também o Senar SP destacou que “essa capacitação é voltada aos produtores rurais e trabalhadores que utilizam agrotóxicos durante o processo produtivo em suas lavouras, independente do equipamento (pulverizadores costais e tratorizados etc.) utilizado para o controle de plantas invasoras ou combate de doenças que possa aparecer durante o ciclo da cultura.
Com abordagens teóricas e práticas feitas pelo instrutor Cláudio Barbosa houve uma apresentação dos temas debatidos, envolvendo desde a aquisição dos produtos, transporte, armazenamento, classificação toxicológica, preparo dos produtos (calda), rotulagem, interpretação da bula do produto, sinalização com período de entrada, período de carência, formas de exposição direta e indireta, Equipamentos de Proteção Individual – EPI, regulagem, deriva, sinais e sintomas de intoxicação até mesmo noções de primeiros socorros.
Todas as informações estão numa cartilha que foi entregue gratuitamente aos participantes da capacitação que posteriormente servirá para sanar duvidas após o treinamento, disse o instrutor. Para todos o ensinamento foi oportuno e proveitoso.
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE
Capacitar e qualificar a mão de obra rural, essa é a maior preocupação do SENAR-AR/SP, assegura o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas. Segundo ele, não só na área de aplicação de agrotóxicos, mas amplamente em todo o cenário agro-silvo-pastoris. “Hoje o SENAR e o Sindicato Rural contemplam com mais de 400 títulos de cursos na área de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, um importante trabalho que agrega valores aos produtores e trabalhadores rurais”, explica João Henrique.