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Após incentivo às ferrovias, empresa negocia ‘devolução’ de concessão da BR-163

O presidente da concessionária Rota do Oeste disse que investidores ‘ficaram assustados com o prolongamento da malha ferroviária'

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Trecho da BR-163 em Mato Grosso

A concessionária Rota do Oeste protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o pedido para devolução amigável da concessão da BR-163 em Mato Grosso. A empresa assumiu a concessão da rodovia em março de 2014, num trecho que vai da divisa de Mato Grosso até o município de Sinop. O contrato previa a duplicação de pouco mais de 453 quilômetros em cinco anos, porém, até hoje apenas 120 quilômetros foram duplicados pela empresa.

O diretor-presidente da Rota do Oeste, Júlio Perdigão, disse que desde 2016 a empresa buscava alternativas para conseguir retomar o cronograma de duplicação previsto no contrato. Ainda segundo ele, antes de optar pela devolução, tentou a troca dos acionistas que controlam a empresa, mas que não houve sucesso.

“O prolongamento da malha ferroviária assustou os investidores, pois eles sabem que boa parte do volume de carga que trafega na BR-163 é de grãos, e boa parte dessa carga vai migrar para a ferrovia e isso foi a gota d’água para inviabilizar o controle da concessão”, explicou Perdigão.