Home Agronegócio

Audiência Pública em Brasília vai discutir inserção do produtor de cana no Renovabio (CBios)

A discussão que vem se arrastando desde a promulgação da Lei, pode corrigir a distorção sobre a Política Nacional de Biocombustíveis. A proposta foi sugestão da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil

61
Alexandre Lima, presidente da Feplana

No próximo dia 14 de outubro, uma audiência pública foi marcada na Câmara dos Deputados em Brasília para discutir a participação de fornecedores de cana-de-açúcar na remuneração de CBios.

O Projeto de Lei em tela, 3.149/2020, do deputado Efraim Filho (DEM/PB), trata da participação dos produtores agrícolas de matéria-prima destinadas à produção de biocombustível na Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Proposta de sugestão encaminhada pela FEPLANA e UNIDA ao deputado.

Recentemente, passou a funcionar, os títulos de descarbonização do RenovaBio, ou seja, crédito de descarbonização (CBIOs), que é um ativo ambiental emitido por produtores e importadores de biocombustíveis e licenciado através de instituições financeiras e negociado em bolsa.

O projeto em pauta visa consertar uma distorção da Lei que criou o RenovaBio, uma discussão que vem se arrastando desde a promulgação da Lei. Que é a inclusão dos produtores agrícolas de biomassa destinada a produção de biocombustíveis nos ganhos financeiros na comercialização de carbono na referido programa.

Porém até o momento existe a insensibilidade das unidades industrias do açúcar e do álcool em negociar a participação de seus fornecedores da cana entregue nos títulos dos CBIOs.

Sensível ao tema, o deputado José Mário (DEM/GO), relator na CAPADR, solicitou a realização da referida audiência pública, onde os produtores de cana oportunamente poderão discutir o tema e mostrar para a sociedade a inadequação do programa em não permitir a participação dos fornecedores de matéria-prima em um programa de grande importância para a nação.

A Feplana, dirigida por Alexandre Lima, está à frente dessa disputa com as entidades representativas das indústrias e tem conseguido apoio dos deputados, convocando agora os presidentes de associações canavieiras para participarem da audiência pública.

A audiência será realizada também virtualmente pelo site da Câmara, onde os produtores poderão acompanhar pelo link a partir das 14h no dia 14 de outubro.  https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/capadr.