Início Agronegócio

Bolsonaro, Tereza Cristina e Alceu Moreira aderem ao ‘Desafio do Leite’

Proposto pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), brincadeira tem o objetivo de valorizar o setor e apoiar o consumo de leite e derivados

204
"Vamos tomar mais leite. Quem não gosta de leite, toma iogurte ou come um pedaço de queijo” diz ministra

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), o presidente Jair Bolsonaro e outros representantes do governo aderiram ao desafio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). A entidade propôs que eles gravassem vídeos tomando um copo de leite como forma de valorizar o setor e apoiar o consumo de leite e derivados em meio à crise do coronavírus.

Em vídeo, a ministra incentiva o consumo do produto e diz que o leite, assim como seus derivados, trazem benefícios à saúde. “O leite é um alimento super completo. Vamos tomar mais leite. Quem não gosta de leite, toma iogurte ou come um pedaço de queijo”, diz.

Ela lembrou ainda que recentemente o governo liberou um pacote de ajuda com recursos para estocagem de produtos lácteos. Outra medida foi o aporte de R$ 130 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que, segundo ela, deve beneficiar pequenos produtores de leite, principalmente do Nordeste.

Já o presidente da FPA, Alceu Moreira, afirmou que o setor leiteiro é um dos mais nobres do agronegócio pela estrutura e forma de produção.

Durante transmissão nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro também entrou na brincadeira. Com um copo de leite na mão, ele brindou à agropecuária nacional. “Não estou fazendo propaganda. É o desafio do leite, e vamos brindar ao produtor rural, ao pessoal do setor leiteiro do Brasil, que é uma atividade que não é fácil”, disse.

O presidente citou que o Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo e ressaltou a importância da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Sempre tomei isso aqui [leite]. Um brinde a todos os produtores de leite e à nossa ministra Tereza Cristina, a melhor ministra da Agricultura entre todos que passaram por lá”, finalizou.

O secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke Henrique, também participou da corrente.