Início Agronegócio

Brasil aprova importação de 187 milhões de litros de etanol dos EUA

Decisão aprovada em reunião do Gecex, nesta sexta-feira, vale por 90 dias. Importação será feita dos Estados Unidos.

23
A nova cota terá validade de 90 dias

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou uma nova cota, de 187,5 milhões de litros, para a importação de etanol dos Estados Unidos.

A nova cota terá validade de 90 dias, a partir do dia seguinte à data de publicação no Diário Oficial da União. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (11/9), durante a 174ª Reunião do Gecex.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) brasileiro e o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) emitiram uma nota conjunta sobre a decisão: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/21727-declaracao-conjunta-sobre-o-comercio-de-etanol-entre-o-brasil-e-os-estados-unidos

O extrato da reunião do Gecex está disponível em: http://www.camex.gov.br/resolucoes-camex-e-outros-normativos/126-deliberacoes-gecex/2770-deliberacoes-da-174-reuniao-do-comite-executivo-de-gestao-gecex

SOBRE O GECEX

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o núcleo executivo colegiado da Camex, responsável por definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.

Segundo o Decreto 10.044/2019, o Gecex é integrado pela Presidência da República, pelos Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.