
Com o objetivo de apresentar a estrutura de organização dos produtores de cana no Brasil – Paulo Leal, presidente da Feplana (Federação dos Plantadores de Cana do Brasil), Pedro Neto, presidente da Unida (União Nordestina dos Produtores de Cana) e Luís Henrique Scabello de Oliveira, presidente da Canasol (Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara e diretor executivo da Feplana), foram recebidos na semana passada pelo Senador Izalci Lucas, do PL, em seu gabinete.
O araraquarense Luís Henrique Scabello de Oliveira, representando, portanto, a Canasol, que reúne os produtores de cana da região central do Estado de São Paulo, e da qual ele é sua principal liderança mostrou na oportunidade o avanço da instituição, classificada na atualidade como uma das associações de maior projeção em nosso Estado.
Da mesma forma, Pedro Neto, presidente da Unida – União Nordestina dos Produtores de Cana, tem neste momento a responsabilidade de representar mais de 18 mil produtores de cana do Nordeste, que juntos respondem por cerca de 50% da cana-de-açúcar produzida na região – o equivalente a cerca de 25 milhões de toneladas/safra. “A Unida vem, cada vez mais, se consolidando como importante instituição de representatividade dos produtores canavieiros”, reafirmou.
Já a Feplana, destacou seu presidente Paulo Leal, fundada em 12 de agosto de 1941, congrega hoje trinta e uma associações de produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, distribuídas por treze Estados brasileiros. “Essas associações, representam interesses de aproximadamente sessenta mil produtores e fornecedores de cana destinada às indústrias fabricantes de açúcar e álcool”, completou.

A apresentação destas grandes forças no setor canavieiro do Brasil deixou o Senador Izalci Lucas bastante impressionado, devido a representatividade local, regional e nacional de cada entidade, gravitando pela força da economia agrícola que vem da união e força dos produtores de cana.
Juntas, Canasol, Feplana e Unida, tendo em vista a anunciada pré-candidatura de Izalci ao Governo do Distrito Federal levaram até ele, uma demanda que visa minimizar os custos do etanol na unidade federativa provocados por questões tributárias. “Mesmo que a relação de preços entre gasolina e etanol esteja dentro dos 70% preconizados, ainda assim, muitos moradores do DF optam por abastecer seus veículos no Estado de Goiás, onde os preços são inferiores”, comentou o presidente da Canasol.
De acordo com Luís Henrique, o senador foi bastante receptivo à ideia e se comprometeu em se dedicar a esta questão, alertando, porém, que a reforma tributária poderá resultar no equilíbrio de preços entre os Estados.
O encontro com Izalci Lucas foi agendado graças ao empenho e envolvimento político de Oswaldo Francisco Moraes com o senador. É importante mencionar que Moraes, é araraquarense e se aposentou recentemente como diretor geral do Procon no Distrito Federal, o que para nós é um orgulho.