Início Agronegócio

Cecap já tem uma feira exclusiva, feita por nossos produtores rurais

Qual consumidor que não quer ter à sua mesa verduras, legumes e frutas fresquinhas por preços mais accessíveis? Isso é o que a Feira do Produtor Rural já está oferecendo aos moradores do Cecap, um dos nossos mais populosos bairros. A formação deste novo grupo de feirantes aconteceu de forma gratuita graças a um trabalho conjunto.

366
Wagner, Ingrid e Rosemary de olhos voltados para o futuro como produtores rurais

O Programa Feira do Produtor Rural tem capacitado produtores rurais durante 8 meses, seguindo todas as normas e diretrizes estabelecidas pelo Senar e Sindicato Rural que acabam se tornando feirantes com atuação em determinando ponto da cidade. A turma recem formada por exemplo já está atuando no Cecap.

Maria de Lourdes, a filha Roberta e o genro Paulo, formam uma família típica da agricultura familiar, trabalhando juntos e vivendo uma nova etapa em suas vidas de produção rural. O que se observa é a felicidade de cada um, estampada no sorriso.

Neste período de 8 meses, conta João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar SP, os produtores adquirem habilidades e competências relacionadas a boas práticas na manipulação de alimentos, técnicas de vendas e comercialização, planejamento e escalonamento da produção, marketing, construção dos próprios estandes de forma sustentável com a utilização de bambu, dentre diversos outros conteúdos atitudinais que consolidam o projeto de comercialização.

Nicolau de Souza Freitas e João Henrique, presidente do Sindicato Rural e coordenador do Senar, respectivamente, fazendo compras na feira

Para Maria Clara Piai da Silva, da Fundação Itesp, este projeto é resultado da parceria entre produtores rurais, SENAR, Sindicato Rural de Araraquara, Fundação Itesp, Sebrae e Prefeituras de Araraquara e Américo Brasiliense.

A instrutora do Senar, Ângela Nigro lembra que o programa já capacitou cerca de 50 produtores dos assentamentos Monte Alegre, Silvânia, Bueno de Andrada e Bela Vista criando condições a eles de comercializarem alimentos saudáveis e com preços justos para a população das cidades envolvidas.

Ângela Nigro, Damiano Neto, Nicolau de Souza Freitas, João Henrique, Mauro Cavichiolli e Maria Clara Piai da Silva

Após o fim das capacitações, o projeto segue acompanhado pelas Comissões Gestoras que possuem membros de cada uma das instituições citadas, inclusive representantes dos produtores rurais.

COMISSÃO GESTORA

A Comissão Gestora que acompanha a implantação do programa foi formada no início do curso com a seguinte composição: Sindicato Rural (João Henrique de Souza Freitas), Fundação Itesp (Mauro Cavichiolli e Maria Clara Piai da Silva); Vigilância Sanitária (Silvia de Souza Freitas Adalberto), Sebrae (Luciane Frigieri); Alunos (Vera Lúcia dos Santos Pereira e Cíntia Teixeira Marques) e Secretaria da Agricultura (Silvani Silva).

FEIRANTES

Fazem parte deste grupo de feirantes no Cecap: Agnaldo Paulino da Costa, Cilene Merlos Caetano, Cintia Teixeira da Silva Marques, Delcio Barbatto, Edilson Martins Corrêa, Fábio Barbosa dos Reis, Ingrid Santana Andrade, João Paulo Bento dos Santos, José Antônio de Moraes Elias, Lúcia Augusta da Silva, Margarete Aparecida Gevezier Costa, Maria de Lourdes Mazetti, Roberta Carla Mazetti Ferreira, Rosemary Clemente Vicente, Vanessa Gevezier de Oliveira e Vera Lúcia dos Santos Pereira.

Luciane Frigieri (Sebrae), Mauro Cavichiolli (Itesp), Silvani Silva (Coordenadoria de Agricultura), Nicolau de Souza Freitas (Sindicato Rural), Luis Andia Filho (Sebrae) e João Henrique de Souza Freitas (Senar)