Home Agronegócio

Combustíveis fósseis entram nas prioridades de líderes mundiais na COP30

Combustíveis fósseis entram na lista de prioridades de líderes mundiais ao lado do financiamento climático

40
Está previsto ser debatido uma transição justa para um modelo energético de baixa emissão de carbono (Foto: Agência Brasil)

Líderes mundiais se reuniram em Belém, no Brasil, na primeira semana de novembro, antes da Cúpula da COP30, reafirmando seu compromisso com a cooperação climática global.

Entre as principais prioridades definidas para as negociações deste ano estão: combustíveis fósseis, financiamento climático e proteção das florestas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o tom ambicioso da agenda da COP30, conclamando os líderes globais a estabelecer um roteiro mundial para encerrar a dependência dos combustíveis fósseis e cumprir os compromissos internacionais de triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030.

Lula afirmou que é essencial que os países deixem Belém com NDCs alinhadas à meta de 1,5°C firmada em Dubai. Ele também lançou o Compromisso de Belém, que prevê quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035, e destacou a necessidade de adotar mecanismos de troca de dívida por clima para apoiar países em desenvolvimento.

Entre os líderes presentes estavam o presidente Emmanuel Macron (França), o presidente Cyril Ramaphosa (África do Sul), o primeiro-ministro Keir Starmer e o príncipe William (Reino Unido), a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu António Costa e o primeiro-ministro Jonas Gahr Store (Noruega).