Home Agronegócio

Começa nesta terça no Sindicato Rural o Programa Empresário Rural

O curso destinado a produtores e trabalhadores rurais vai se desenvolver dentro de oito módulos; o objetivo é tornar as propriedades mais rentáveis

83
O instrutor Ricardo Bonotto durante a sensibilização do curso

O Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP instalam na manhã desta terça-feira (18) em Araraquara Programa Empresário Rural (Proer), idealizado para preparar o homem do campo de forma a desenvolver suas competências empresariais e ampliar as perspectivas de vida e de uma forma mais digna no campo.

Para o instrutor Ricardo Bonotto, os novos desafios decorrentes da globalização, como a competitividade e a sustentabilidade, atingem todos os setores da economia mundial e o setor rural, em sua totalidade, está inserido neste novo contexto do capitalismo. “Sabemos que produzir é a missão do homem do campo, necessário para seu desenvolvimento, fundamental para o crescimento do país. Para isso o empresário rural não tem economizado esforços, antes tem assumido riscos incontáveis, pertinentes à atividade rural”, diz o instrutor ao destacar a importância do programa.

De acordo com o coordenador regional do Senar em Araraquara, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, o curso tem algumas características importantes, já que além de dar conhecimento ao produtor rural, permitirá que entre eles exista uma interação, ou seja a troca de informações sempre baseada na própria experiência e vivência no campo”.

O curso começa a ser ministrado a partir desta terça na sede do Sindicato Rural

Durante o módulo de sensibilização em que pelo menos 15 produtores rurais demonstraram interesse em participar do programa em toda sua extensão, Bonotto salientou que o Brasil é possuidor da maior área potencialmente agricultável do Planeta, mas o homem é essencial para que a abundância de terras se transforme em fartura de alimentos para abastecer o mercado interno e em excedentes para a exportação. “Daí essa necessidade de capacitarmos as pessoas a trabalharem com desenvoltura, conhecimento, técnica, prosperando e fazendo o seu trabalho no campo gerar bons negócios”, diz.

O curso que começa nesta terça-feira visa transformar as propriedades dos produtores em empresas rurais, para que desta forma, possam melhorar tanto a parte administrativa como o controle dos custos, ou melhor, das despesas e receitas, como visualizar os melhores momentos de comprar e vender seus produtos agrícolas, ou seja, melhorando sua rentabilidade”.

Estão participando do curso produtores rurais, trabalhadores rurais que tenham cursado pelo menos até a quarta série do ensino médio, e que tenham acima de 16 anos. Ao todo serão realizados oito módulos, explica o instrutor.