Home Agronegócio

Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar e de Energias Renováveis da FAESP discute a precificação da cana

O Consecana-SP é composto pela Unica, que representa as usinas, e pela Orplana, que representa os produtores de cana. Periodicamente, o sistema passa por revisão, contudo as entidades não têm conseguido o consenso e nem divulgam o valor do ATR Açúcar Total Recuperável.

46
Luís Henrique no alto, primeiro da esquerda para a direita, participando do encontro online que teve a presença do presidente da Faesp, Tirso Meirelles

O presidente da Canasol Luís Henrique Scabello de Oliveira participou da última reunião do ano da CT-Cana ER da FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo,  realizada de forma online, que abordou a precificação da cana e a revisão do Sistema Consecana-SP

O Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo – CONSECANA-SP é uma associação sem fins lucrativos, cujas finalidades são, resumidamente, estabelecer normas para a aferição da qualidade e de precificação da cana-de-açúcar e de zelar pelo relacionamento da cadeia produtiva da agroindústria canavieira do Estado de São Paulo.

O Consecana-SP é composto pela Unica, que representa as usinas, e pela Orplana, que representa os produtores de cana.

Periodicamente, o sistema passa por revisão, contudo as duas entidades não têm conseguido o consenso sobre essa questão, de maneira que desde o final da safra passada o Consecana-SP não divulga o valor do ATR Açúcar Total Recuperável, índice utilizado para o cálculo do valor da tonelada de cana.

Diante disso, as associações de produtores de cana CANASOL (Araraquara), ASSOCAP (Capivari) e AFOCAPI (Piracicaba), firmaram um Memorando de Entendimentos com a Unica, visando o estabelecimento da precificação, até que a referida revisão seja concluída.

O impasse no processo de revisão e a assinatura do referido memorando levaram a uma enorme diversidade de manifestações na imprensa e nas mídias sociais, de forma que, diversos sindicatos rurais do Estado solicitaram a FAESP que se fizessem esclarecimentos sobre seu andamento, o que ensejou a reunião coordenada por seu presidente Nelson Perez Júnior e que contou com a presença do presidente da Federação Tirso Meirelles.

Luís Henrique e Bruno Garcia, que compõem a CT-Cana ER, foram convidados para falar sobre a assinatura do Memorando de Entendimentos e do andamento da revisão do Consecana-SP, respectivamente.

Na visão de Luís Henrique, o Memorando de Entendimentos é uma ponte para o restabelecimento do diálogo entre as entidades do Consecana-SP, refutando qualquer afronta à entidade representativa dos produtores de cana. “Aquilo que constou no memorando, baseou-se em premissas já pacificadas no contexto da revisão. Ainda assim, o documento prevê a inclusão de tudo aquilo que vier a ser acordado ao final da revisão”.

Encerrada a exposição, houve a manifestação dos componentes da comissão técnica e esclarecimentos foram prestados.

Por fim, não havendo mais questionamentos, o presidente Nelson agradeceu a Luís Henrique e Bruno Garcia pelas explicações, e aos membros pela presença, deu para encerrada a reunião desejando a todos um Feliz Natal e um Próspero 2026.