Neste sábado (30) dos 583 cooperados aptos para votar e eleger o novo Conselho de Administração da Credicentro, uma cooperativa de crédito que atende fornecedores de cana e demais produtores rurais no centro do Estado de São Paulo, pelo menos 247 participaram do processo eleitoral, representando um índice percentual de 42,36%.
A escolha dos novos membros fazia parte – quarto item – de uma Assembleia Geral Ordinária que se realiza de quatro em quatro anos com o objetivo de se alterar o quadro diretivo da entidade que está enquadrada nas exigências do Banco Central do Brasil.
Um dos itens principais da assembleia realizada no Restaurante Jeca Tatu em Araraquara estava diretamente ligado à aprovação de contas da diretoria que está encerrando seu mandato, referentes ao ano de 2021. Nos últimos dois anos por conta da pandemia as assembleias foram realizadas de modo online.
Por unanimidade os cooperados aprovaram as contas da diretoria presidida pelo produtor rural Mário Élcio Danieli e da qual também fazem parte os cooperados Jaime Alberto de Vasconcelos (Diretor Operacional) e Francisco Malta Cardozo (Diretor Administrativo). O trabalho efetuado por eles, juntamente com os colaboradores da cooperativa, foi muito elogiado, representando a seguridade da prática financeira exercida nos últimos 12 meses.
Duas chapas participaram do processo eleitoral valorizando o formato democrático exercido pela instituição, inscritas como: Chapa 01 (Plantando uma nova semente) e Chapa 02 (Novo tempo). Elas estavam assim constituídas:
CHAPA 1 – Plantando uma nova semente
Marcelo Xavier Benedette – Diretor Presidente
Mario Elcio Danieli – Diretor Operacional
João Henrique de Souza Freitas – Diretor Administrativo
Albano Boschiero – Vogal
Lucas de Arruda Serra – Vogal
Hélio Soares – Vogal
CHAPA 2 – Novo tempo
Luís Henrique Scabello de Oliveira – Diretor Presidente
Francisco Malta Cardozo – Diretor Operacional
Tatiana Caiano Teixeira Campos Leite – Diretora Administrativa
Jorge Luiz Piquera Lozano – Vogal
Vitório Dirceu de Souza – Vogal
Fabiana Mendes Borges – Vogal
O RESULTADO
Os trabalhos de votação foram abertos por volta das 10h e encerrados às 12h45; o resultado apontou como vencedora a Chapa 02, dando ao engenheiro agrônomo e produtor rural Luís Henrique Scabello de Oliveira a vitória, com 146 votos, que terá um mandato de quatro anos. O candidato da Chapa 01, Marcelo Xavier Benedette, obteve 98 votos. Foram registrados ainda 02 votos em branco e 01 voto nulo.
Durante a assembleia e no corredor eleitoral que se estabeleceu no Jeca Tatu, os nomes de Mário Élcio Danieli, Jaime Vasconcelos e Dorival Bérgamo, foram considerados como os grandes responsáveis pelo crescimento da cooperativa nos últimos anos. Ambos os candidatos, Luís Henrique e Marcelo Xavier Benedette, já haviam antecipadamente feito grandes elogios ao desprendimento destes produtores rurais, buscando seguidamente o crescimento da entidade.
A posse dos eleitos se efetivará após a homologação desta Ata pelo Banco Central do Brasil.