
Com o objetivo de aprendizado na operação e na manutenção de tratores agrícolas foi realizado curso de capacitação de trabalhadores rurais no período de 03 a 07 de maio, por meio do convênio Sindicato Rural de Araraquara/SENAR-SP no município de Gavião Peixoto em parceria com a Prefeitura.
A operação de tratores agrícolas, segundo o instrutor do Senar, Marcelo Perrone Ribeiro, é uma atividade que envolve basicamente dois fatores: o homem (operador) e a máquina (trator). Estes dois interagem entre si formando o sistema homem-máquina, argumentou o instrutor aos seus alunos.
Para ele, é fundamental, como precaução nessa atividade, que o operador esteja familiarizado com todos os comandos e controles da máquina e que, antes de trabalhar com implementos, realize a leitura do manual de instrução, fornecido pelo fabricante, já que certos instrumentos requerem técnicas especiais de operação.

Além desses cuidados, a operação de tratores envolve uma série de fatores que acarretarão em sobrecarga física ao operador (posturas incorretas, movimentos repetitivos, esforço excessivo, etc.), expondo-o à possibilidade de problemas posturais e dor em virtude de esforços e movimentos repetitivos.
Ele também disse que a postura correta durante a operação e manutenção de tratores diminui as possibilidades de dores, principalmente na coluna, ombros, pescoço e pernas.
Em Gavião Peixoto por ocasião da realização do curso, o prefeito Adriano Marçal esteve visitando o grupo de trabalho falando da importância da formação profissional e das necessidades do mercado de trabalho local.
Nos cinco dias de treinamento, foram treinadas 9 pessoas, sendo três homens e 6 mulheres, fato que tem se tornado corriqueiro nos treinamentos, já que as mulheres estão ocupando o posto de operação de máquinas agrícolas devido ao seu cuidado no manuseio dos tratores.

O curso contou com aulas teóricas e práticas, onde todos os participantes puderam realizar a manutenção básica em oficina (substituindo filtros e lubrificantes) e operar um trator agrícola com implemento em campo.
Ao final, Marcelo Perrone, submeteu os alunos a uma avaliação escrita e, baseado nesta avaliação e no desempenho das aulas práticas, o in0strutor aprovou todos os participantes, parabenizando-os e agradecendo primeiramente aos alunos pela participação e aprovação e em seguida a parceria com a Prefeitura de Gavião Peixoto, ao Sindicato Rural de Araraquara e ao SENAR-SP pela oportunidade.