Home Agronegócio

Cooperativa de MT anuncia usina de etanol de milho de US$150 mi e procura investidores

A cooperativa afirmou que planta o cereal em cerca de 100 mil hectares, área considerada suficiente para garantir inicialmente a oferta da matéria-prima à usina.

4
A busca agora se faz em torno dos investidores

A Coopercotton Cooperativa Agrícola anunciou nesta segunda-feira projeto de construção de uma usina de etanol de milho no município de Itiquira, ao sul de Mato Grosso, perto da divisa com o Mato Grosso do Sul.

A cooperativa, formada por grupos familiares de produtores, com mais de 20 anos de existência, está na fase de captação de investidores e já conta com estudo de viabilidade concluído, segundo nota divulgada à imprensa.

Com investimentos de 150 milhões de dólares, a usina deverá ter capacidade de processamento de 1.500 toneladas de milho por dia, para a fabricação de etanol e de farelo de milho (DDG), matéria-prima de ração animal.

A região onde será implantada a unidade industrial conta atualmente com cerca de 200 mil hectares de cultivo de milho em seu entorno.

A cooperativa afirmou que planta o cereal em cerca de 100 mil hectares, área considerada suficiente para garantir inicialmente a oferta da matéria-prima à usina.

A divulgação do projeto foi realizada no mesmo dia em que a cooperativa recebeu a visita de executivos do grupo chinês LongPing High-Tech, que atua no Brasil no segmento de sementes de milho e sorgo, segundo a Coopercotton.

A cooperativa apresentou o projeto da usina de etanol de milho ao grupo chinês, mas não havia informação sobre eventual interesse no investimento.

A expectativa do início de construção da usina é para até o final de 2025, com a entrega do complexo industrial em 24 meses, disse a Coopercotton.

O Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, é também o maior Estado em etanol de milho do país, com produção crescente nos últimos anos devido ao lançamento de inúmeras usinas. (Roberto Samora/Reuters)