
Uma parceria entre o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP possibilitou a realização do curso Operação e Manutenção de Roçadeiras Laterais. O programa foi desenvolvido em Américo Brasiliense nos dias 17 e 18, tendo como objetivo principal capacitar trabalhadores dispostos a encarar uma atividade que vem conquistando grande espaço no mercado de trabalho.
O instrutor Valmir Felix Pinto no seu primeiro contato com os participantes do curso destacou os itens constantes do programa como mecanização, operação e a manutenção da roçadeira.
Segundo ele todo trabalho foi realizado dentro de uma linguagem simples em que os alunos poderiam assimilar com facilidade as explicações: “É importante que se dê aos alunos orientações técnicas compreensíveis para que tenham além do entendimento, o interesse em participar das aulas”, argumentou.

Na atualidade cursos com este perfil são pautados por normas de segurança mostrando a forma com que o trabalhador tem que usar a roçadeira no corte de vários tipos de vegetação para não correr riscos com os acidentes no trabalho. O uso da roçadeira também exige concentração, domínio da máquina e cuidados com o meio ambiente, justificou.
Acompanhando o desenrolar do programa que durou 16 horas o instrutor do Senar – Regional Araraquara, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas realçou a importância do ensinamento pois dá ao trabalhador a oportunidade de ter uma profissão guiada por técnicas específicas que oferece boa renda.
Para ele, disponibilizar cursos profissionalizantes que certificam os participantes em um momento em que a pandemia afeta a economia e o mercado de trabalho é altamente significativo. São horas de aulas teóricas e práticas baseadas no avanço da tecnologia.

Além de ampliar o conhecimento, os trabalhadores recebem esse aprendizado para melhorias na qualidade dos serviços e ampliação da sua fonte de renda, pois roçar um gramado ou limpar um jardim com o auxílio desta ferramenta é encontrar meios de uma renda extra.
A roçadeira é uma máquina portátil, utilizada no corte de diversos tipos de vegetação, podendo ser elétrica ou a combustão. Possui tecnologia suficiente para realizar com eficiência diversas atividades.
O curso do SENAR conta com a parte teórica e, principalmente, a parte prática, na qual os alunos tem que desmontar, limpar, montar e operar a roçadeira.
A limpeza das peças, o uso correto das ferramentas e quais os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser utilizados garantem que o trabalho seja feito de forma mais eficiente e seguro.
