Home Agronegócio

Curso mostra a importância da segurança em máquinas e implementos agrícolas

Com o crescente aumento da demanda por alimentos, surge a necessidade de aumentar a produção e também de melhorar as tecnologias existentes para facilitar a vida do produtor e do agricultor rural, levando em consideração o bem-estar e a saúde do trabalhador. Dessa transformação fazem parte o Senar e o Sindicato Rural que capacitam os trabalhadores rurais para operação de máquinas.

131
Curso forma novos profissionais em Segurança em Máquinas e Implementos Agrícolas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar SP) e o Sindicato Rural de Araraquara realizaram nos dias 26, 27 e 28 de abril o treinamento de Segurança na Operação de Máquinas e Implementos Agrícolas, a NR 31.12. O programa foi desenvolvido na Usina São Martinho, a antiga Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense.

Durante treinamento, os alunos foram orientados sobre as instruções que norteiam a norma regulamentadora e a maneira correta para operar e dar manutenção as máquinas e aos implementos agrícolas. “O conhecimento das regras de segurança na operação de máquinas agrícolas previne acidentes de pequenas e grandes proporções, além de permitir que a propriedade e a sua produção estejam de acordo com a regulamentação vigente no país”, comenta o coordenador do Senar, João Henrique de Souza Freitas.

Uma das aulas teóricas dadas durante o curso

Com todos protocolos sendo cumpridos à risca por causa da pandemia do coronavírus, as aulas teóricas aconteceram de forma presencial na sala de cursos da usina. O treinamento foi ministrado pelo instrutor Cláudio Barbosa. “O objetivo do treinamento é passar todo o conhecimento da parte teórica envolvendo os componentes das máquinas e dos implementos e o seu funcionamento. A partir de agora, os alunos vão pode aplicar todo o conhecimento adquirido, no cotidiano”, explica Barbosa.

Já na aula prática do curso os alunos aprenderam na prática como operar máquinas agrícolas de forma segura para evitar acidentes. “Com o treinamento, o trabalhador vai seguir corretamente as medidas de segurança na operação de um trator, por exemplo, dando a ele mais segurança e analisando riscos emitentes”, argumenta o instrutor.

Coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas

Os alunos foram unânimes em dizer que o curso trouxe novos conhecimentos para eles que já são da área. “Já trabalhamos com trator há um tempo. Já sabíamos algumas coisas e aprendemos muita coisa aqui nesse curso. Estamos  tendo a oportunidade de treinarmos em outros tratores diferentes do que trabalhamos”, disse um dos participantes.

O coordenador João Henrique salienta que o Brasil caracteriza-se, em parte, por ser um país com uma agricultura altamente mecanizada, principalmente quando nos referimos às culturas de maior representatividade econômica, tais como: soja, trigo, milho e arroz irrigado. Outras culturas, também se destacam neste cenário como, por exemplo, o algodão, a cana-de-açúcar e a fruticultura.

“Nos últimos anos, as linhas de crédito oferecidas por meio dos programas governamentais facilitaram a aquisição de máquinas agrícolas pelos agricultores, principalmente, tratores novos, por apresentarem maior nível tecnológico e adequados itens de segurança”, lembrou o agrônomo.

De uma forma mais ampla, argumentou João Henrique, a abertura de novas áreas também é uma realidade, sendo que muitas, até então consideradas inaptas à utilização de máquinas, devido à declividade, passaram a ser utilizadas para cultivos agrícolas. E para ele, o importante está em capacitar estes trabalhadores para que não corram riscos.