Home Agronegócio

Curso sobre a N.R 31.12 leva segurança no trabalho com máquinas e implementos agrícolas

Fabiana Martins, instrutora do Senar, assegura que os cursos oferecidos pelo Senar são de altíssima qualidade e mantém o público rural atualizado.

131
Os participantes do curso com a instrutora Fabiana Martins

Presente no trabalho diário do campo, máquinas e implementos agrícolas devem ser utilizados segundo as especificações técnicas do fabricante, dentro dos limites operacionais e restrições indicadas, disse na semana passada, o coordenador regional do Senar SP, João Henrique de Souza Freitas.

O comentário feito por ele aconteceu na abertura do curso sobre a NR.31.12 (normas regulamentadoras) realizado no período de 03 a 05 de agosto, na Usina São Martinho, em Araraquara. “O manuseio também deve ser feito por trabalhadores qualificados e habilitados para as funções”, completou o coordenador.

Inicialmente as aulas teóricas

É fato que, em busca de capacitar e prevenir acidentes, o SENAR investe constantemente na qualificação do público rural, oferecendo gratuitamente em todo o Estado, cursos sobre a Norma Regulamentadora Trabalhista (NR 31.12), que ensina as práticas adequadas e seguras no trabalho com maquinários.

Recentemente em uma publicação, o Senar explicou que extensa e muito detalhada, poucos são os que conhecem e sabem aplicar inteiramente o que a Lei exige. Através de apostilas, com aulas teóricas e práticas o SENAR-AR-SP ensina os participantes a conhecerem a fundo as regras estabelecidas em cada item da lei e para cada tipo de máquina.

O orgulho em realizar o curso sobre as questões de segurança na operação de máquinas e implementos

Para a engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Fabiana Azevedo de Souza Martins, o curso Segurança em Máquinas e Implementos Agrícolas – NR.31.12, realizado na São Martinho capacitou os operadores diretamente na parte de segurança no trabalho das operações e manuseio desses equipamento durante a jornada de trabalho, ensinou como evitar os acidentes usando de maneira adequada o maquinário e implemento agrícola, de acordo com as normas previstas na legislação e ainda, a identificação de fatores de risco, símbolos universais, adesivos de segurança, noções de primeiros socorros e a importância da utilização de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual, como luvas, óculos de proteção, botinas de segurança e também de Proteção Coletiva.

Dedicação no aperfeiçoamento da profissão

Na região de Araraquara já foram realizados diversos cursos na área de Formação Profissional Rural, segundo o coordenador João Henrique de Souza Freitas: “Grande é a demanda na região pelos cursos, principalmente para os setores de cana-de-açúcar e, que são firmadas muitas parcerias para projetos em associações de produtores rurais, fazendas e com usinas”, lembrou.

“A gente visa trazer treinamentos que realmente fortaleçam a agricultura da nossa região, que ajudem no dia a dia do campo, tragam benefícios para os produtores e trabalhadores rurais a desenvolverem ainda mais a agricultura, a pecuária e fazer com que a gente tenha profissionais capacitados, treinados e prontos para o mercado de trabalho”, enfatizou o coordenador.

O Senar tem enorme interesse em dar formação aos trabalhadores e produtores rurais

Fabiana Martins, instrutora do Senar, assegura que os cursos oferecidos pelo Senar são de altíssima qualidade e mantém o público rural atualizado. A NR 31.12 trata da qualidade operacional e diretamente da segurança do trabalho diante das operações e manuseio de equipamentos durante a jornada de trabalho, isso sem perder rendimento, sem perder produtividade e, principalmente zelando pela integridade física do trabalhador.”