Home Agronegócio

Eita Brasil: Neri Geller pede demissão após denúncia de fraude em leilão de arroz

Ministro da Agricultura confirmou desligamento de secretário após reunião no Palácio do Planalto na manhã desta terça

1
Caso explodiu em Brasília nesta manhã

O ex-deputado federal e secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller (PP), pediu demissão do cargo após denúncias de fraude no leilão de arroz realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o Agro Estadão, a saída de Neri foi confirmada pelo ministro Carlos Fávaro, após reunião no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (11).

A demissão se dá depois que o ex-assessor Robson Luiz de Almeida França, de quando Neri era deputado federal, arrematou mais de 90 mil toneladas de arroz no leilão da Conab. A suspeita é de favorecimento.

O Governo Federal decidiu importar arroz para evitar especulações de preços por conta da destruição das plantações do grão nas enchentes do Rio Grande do Sul – o maior estado brasileiro produtor de arroz.

Robson participou do leilão por meio das empresas criadas por ele em 2023, a Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e a Foco Corretora de Grãos, que ficou responsável pela intermediação de 44% de 263 milhões de toneladas de arroz leiloado.