Home Agronegócio

Elizabeth Farina deixará presidência da Unica em março

75
Elizabeth Farina

Elizabeth FarinaElizabeth Farina, encerra um ciclo na Unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) confirmou há pouco que sua presidente-executiva, Elizabeth Farina, deixará o cargo no dia 31 de março de 2019. Ela ocupa o posto na entidade do setor sucroenergético desde novembro de 2012 e, em 15 de maio deste ano, foi reeleita pelo conselho administrativo para um novo mandato, até 2020.

Oficialmente, segundo a Unica, o motivo da saída “se dá pelo encerramento de um ciclo completo de trabalho e dedicação da executiva, assim como aconteceu com seus antecessores e como parte de um plano de sucessão aliado a um novo governo que se forma no Brasil”.

Empresários do setor contaram à reportagem que um novo perfil de executivo, alinhado à política de governo do eleito Jair Bolsonaro, será buscado no mercado por meio de um headhunter. “Novo governo, novo perfil”, resumiu um deles.

De acordo com a Unica, o novo presidente será definido e anunciado em um momento apropriado.

Ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Unica) e professora da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Elizabeth Farina assumiu a Unica há seis anos com a principal missão, segundo a entidade, “de reconquistar condições ideais para a volta do crescimento do setor sucroenergético”. Ela participou de “projetos importantes, dentre eles o RenovaBio, na construção e regulamentação do programa. A Política Nacional dos Biocombustíveis, aprovada no final de 2017, dará previsibilidade para que o setor volte a investir na produção e expansão do etanol”.