Com o objetivo de treinar profissionais na operação de caminhão Munck de forma correta e segura, dando ao trabalhador habilidade e condições de operar e dar manutenção de cargas, tudo de acordo com a Norma Regulamentadora (NR 11), o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar, organizaram o Curso de Segurança no Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, iténs integrantes da NR 11, ministrado pelo técnico em segurança do Trabalho, Martinho Bukowski.
O curso realizado por dois dias (31 de janeiro e 01 de fevereiro) como pré-requisito para a segunda fase, aconteceu na Fazenda Agrosul, de propriedade de Orlando Govoni Filho, sempre preocupado em aprimorar os conhecimentos técnicos dos seus colaboradores. “Procuro incentivar a todos para que ampliem seus conhecimentos, pois estamos vivendo um período de transformações”, diz ele.
É importante citar a efetiva participação do Gestor do Agronegócio e Analista de Investimentos da fazenda, Daniel Valim e Silva, em todo processo evolutivo, dando a propriedade esse avanço técnico graças as ferramentas oferecidas pela alta tecnologia. Para ele, entusiasmado com o que faz, a propriedade com o apoio que recebe da sua direção ganha forma e força nos seus negócios.
Na verdade, assegura o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, a crescente demanda do mercado por equipamentos de movimentação de materiais nos levou a apoiar a iniciativa da Fazenda Agrosul que forneceu o espaço para as atividades e todo o equipamento mecanizado. Por essa razão, o curso realizado no final de janeiro e começo de fevereiro foi um pré-requisito para a segunda etapa, realizada três dias depois.
O curso de Segurança em Movimentação, Transporte e Armazenamento de Materiais – NR-11, com carga horária de 16 horas/aula divididas igualmente em dois dias, os participantes aprenderam aspectos de segurança, legislação inerente à Norma Regulamentadora 11 (NR-11), análise preliminar riscos ocupacionais do trabalho.
Também foram apresentados os diversos equipamentos para a movimentação de materiais, como carrinhos manuais, paleteiras elétricas, empilhadeiras, guindauto munck, guindastes e pontos rolantes. No segundo, Operação de caminhão guindauto (munck), com carga horária de 24 horas/ aula divididas igualmente em três dias. No primeiro dia, de aula teórica, os integrantes ficaram sabendo o que é o equipamento, seus tipos e modelos, noções de movimentação de carga suspensa, centro de gravidade e de equilíbrio do caminhão, e os riscos da atividade. Nos dois dias seguintes, eles treinaram com o munck.
De acordo com o coordenador do Senar, João Henrique, existe espaço significativo para a colocação de profissionais qualificados no mercado hoje em dia. “Aumentou de fato a procura por equipamentos para a movimentação de materiais. Consequentemente, há a necessidade de profissionais treinados, já que há risco de acidentes, pois trata-se de trabalho perigoso, com trabalho de carga suspensa por acessório, como cabo de aço ou corrente preso ao guindauto, por exemplo.
Por isso, esses cursos são importantes, para capacitar adequadamente quem vai executar esse trabalho”, afirma João Henrique. Por causa da pandemia de Covid-19, foram seguidas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Os participantes das duas ações receberam gratuitamente material didático e certificados de conclusão.