Suze Timpani – Canasol
Na tarde desta quinta-feira (22), o Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara – Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, que também é diretor da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil – FEPLANA e faz parte do Conselho Deliberativo da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – ORPLANA, participou de uma reunião virtual, promovida pela Confederação Nacional da Agricultura –CNA, em que estiveram reunidas as principais lideranças do setor sucroenergético.
Lideranças dos produtores de cana e industriais discutiram sobre o pagamento dos créditos de descarbonização (CBios), aos produtores de cana. As lideranças canavieiras defendem o pagamento de CBios em sua integralidade (100%) aos produtores. Já as industriais estão oferecendo entre 50 e 60%.
De acordo com Luís Henrique, a reunião foi muito produtiva, porém a reivindicação dos produtores de cana ainda não foi atendida. “Diante deste cenário a recomendação da Canasol é para que produtores não aceitem pagamentos por parte das usinas, em valores inferiores aos 100%, já que algumas unidades já estão oferecendo pagamento do CBios da safra 2020 e pleiteando contratos para a safra de 2021”, ressaltou o presidente da entidade canavieira.
A quantidade de Créditos de Descarbonização disponibilizados no primeiro trimestre já equivale a quase 50% da meta do RenovaBio para 2021. De janeiro até 09 de abril, as unidades produtoras de biocombustíveis disponibilizaram 12,1 milhões de CBios na bolsa de valores, B3. Deste total, 282.595 foram aposentados, restando mais de 11,8 milhões para serem negociados. A meta de geração de CBios para este ano é de 24,86 milhões de CBios, de acordo com a UNICA.
Estiveram presentes na reunião: André Rocha, (presidente do Fórum Nacional Sucroenergético), Mario Campos, (presidente da Câmara Setorial da Cadeia produtiva do Açúcar e do Álcool), Alexandre Lima (presidente da FEPLANA), Enio Fernandes (presidente da Comissão Nacional da Cana – CNA), Gustavo Rattes de Castro (presidente da ORPLANA), Denis Arroyo Alves (Diretor Executivo da ORPLANA), Evandro Gussi (presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar – UNICA), José Inácio de Morais (presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar – Unida), Renato Cunha (Presidente do Sindaçúcar-Pernambuco), entre outras lideranças canavieiras e também Césario Ramalho da Silva (presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho – Abramilho) e Leonardo Minaré (Associação Brasileira dos Produtores de Soja – Aprosoja).