Home Agronegócio

Embrapa desenvolve cultivar de arroz que consome menos água

Além de necessitar de menos umidade, variedade se destaca por maior resistência ao acamamento e por alta produtividade

83
A cultivar BRS A705, em função do seu ciclo, permite maior plasticidade na época de colheita

Em  busca de uma cultivar de arroz de ciclo precoce, que utiliza menos água e porte mais baixo, ao permitir maior resistência ao acamamento, pesquisadores da Embrapa desenvolveram a cultivar de arroz irrigado BRS A705 com elevada produtividade e qualidade de grãos.

Segundo a Embrapa, a utilização de cultivares de ciclos diferentes, possibilita que o orizicultor realize a semeadura dentro da janela mais indicada, a qual é bem restrita nas áreas de cultivo de arroz. Essa prática também ajuda a escalonar (agrupar) a colheita de forma que os grãos sejam colhidos dentro da faixa indicada para maximizar a qualidade industrial, tendo assim baixos percentuais de grãos gessados e uma elevada quantidade de grãos inteiros.

Por outro lado, esse novo processo mesmo sendo desejável do ponto de vista técnico, a utilização de cultivares de ciclo precoce somente é implementada pelos orizicultores se as cultivares disponíveis apresentarem um elevado potencial produtivo.

“Poderá haver alguma  redução de produtividade, devido ao ciclo menor, mas que será compensada pela redução dos custos de irrigação, na comparação com cultivares de ciclo mais longo, as quais tendem a ser mais produtivas na comparação com as de ciclo mais curto”, esclarece o pesquisador do Núcleo Temático de Grãos da Embrapa Clima TemperadoÉlbio Cardoso.